sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A FERRAMENTA BLOG - muito além de informar, de publicar,está o ACHAR-SE!!

Para muitos um blog é somente uma ferramenta de publicação,idéia que para mim,é limitadíssima!
Como será que Roland Barthes veria os blogs? E McLuhan ?

Quando a televisão surgiu,como  será que as pessoas e estudiosos viam este veículo? esta ferramenta?
Uso a palavra ferramenta,pois todas as invenções humanas são ferramentas que carregam em si finalidades, funções para que nós possamos nos resolver,ou resolver questões externas a nós...ou poder cooperar com seres que não sejam de nossa espécie,de nossa raça humana! Como por exemplo quando nos preocupamos com o Mico-leão-dourado que está em extinção,e criamos um blog preocupados com isso,ou se somos biólogos e tentamos resolver a extinção...mas esbarramos (ou trombamos de verdade!!!)em trilhões de outros problemas políticos, sociais, comerciais...aí...constatamos serem nossas ferramentas limitadas como nós!
Para resolver esta frustração com nossas ferramentas podemos criar outras ferramentas!
E posso dizer que botar a boca no trombone é algo que talvez possa resolver algo!
Como por exemplo a questão da AIDS, esta que o Ministério da Saúde vem atacando com suas campanhas na Internet,na Televisão e etc. Estas questões sobre problemas sociais,que estão além da saúde,pois para resolvê-las é necessária muita informação e estratégias educacionais,para tentar transformar a mentalidade     vigente das pessoas.... o exemplo de que a camisinha é a garota que deve convencer o garoto a usá-la!
( limitações da ferramenta camisinha feminina,está provocando novas atitudes por parte das mulheres,a ferramenta mostrou-se ineficiente,ou fora do poder aquisitivo da população)
Esta situação tenta fazer da garota um ser que pode e deve ser autônomo e também um ser que interage da melhor forma possível, fazendo interferências em seu meio,e por tanto agindo conforme as novas atitudes originadas na Web 2.0 ! E é aí que eu queria chegar! Web 2.0...caminhando para a Web 3.0...tem tudo a ver com blogosfera! A rede que mais cresce, mesmo com a chegada dos micro blogs, como Twitter e etc...
A blogosfera tem se definido melhor! Tem se transformado! Como tudo no início é indefinido,com os blogs não poderia ser diferente! E ser blogueira por tres anos,seria relativo a ser diretor de tv por 10 anos +_,na década de 60,a rapidez das mudanças hoje é muito mais acelerada, e ter ficado dia a dia por aqui, fez com que eu começasse a ter uma visão diferente daqueles blogueiros que são sazonais, ou que estão por aqui
com interesses outros que não seja o de "achar-se" !!! Explico este ACHAR-SE...
Muito além de só informar, publicar, os blogs podem ter a sagrada função do ACHAR-SE!!
Que  resumidamente quer dizer, traçar linhas, caminhos, mapas , de você mesmo e de seu contexto,englobando tudo ,ou quase ,que tem a ver com a sua alma!! (risos)
Será que me fiz entender? se não, tente ser blogueiro!
Outro dia ouvi sobre o psicólogo que resolveu pesquisar  classes de profissionais "consideradas" invisíveis, e pra isso ele colocou-se no lugar de um destes profissionais, virou varredor de rua, gari, e então pode sentir na prática, parte do sofrimento destes profissionais (pois não era mesmo um gari de verdade)
Esta seria uma das extraordinárias coisas da ciência!! poder ser nosso próprio estudado e pesquisado, e é assim que talvez me sinta quando tento explicar o que é ser blogueira!
A aventura é genial porque o processo também está a mostra!E a vida continua!
abrações para os que me leram!

Nadia Stabile - 26/02/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...