segunda-feira, 13 de abril de 2009

SARAU PARA TODOS E A FOGUEIRA MAIS TRISTE DE MINHA VIDA

fogueiras geralmente, aqui no Brasil
significam alegria! FARTURA!
pelas colheitas da época de festas de São João!
mas se formos olhar para o passado,
nos lembraremos das fogueiras da Inquisição,
onde mulheres fora do normal,eram queimadas vivas!
poderemos também nos lembrar das fogueiras do clássico
filme "Fahrenheit 451",do cineasta François Truffaut,
onde os livros eram queimados,
por representarem grande ameaça ao poder!

Mas hoje quero relembrar a fogueira mais triste de minha vida!
Eu tinha somente 6 anos de idade, era 1964.
A ditadura havia começado e meu pai era comunista!
Vivíamos no bairro paulistano,a Mooca,
meu pai tinha inúmeros livros e revistas sobre o comunismo russo.
A causadora da fogueira foi minha mãe, com o consentimento...
imagino ,bem contrariado de meu pai que estava com seus 48 anos!
Imaginem!! todos os seus livros terem de ser queimados numa fase
de vida tão interessante intelectualmente!!
48 anos de uma pessoa é algo incrível! estamos a toda com nosso intelecto!
Mas, ali, naquele dia, fui testemunha da morte de grande parte de meu pai!
éramos seis em casa! eu, minhas irmãs e meus pais!
E assim as reuniões na barbearia da esquina,lá perto da Rua da Mooca,
tiveram que deixar de existir!
Naquela época, muitos tiveram seus pais assassinados...
Os mortos sem sepultura foram muitos, aqui como em outros países da América Latina!
Minha mãe temia isso,perder o pai de suas filhas!
E querendo ou não,parte de meu pai foi perdida!
Este blog ...sem que eu planejasse iniciou no dia de nascimento de meu pai,
19 de setembro de 2008! Eu sei que meu pai ficaria hiper feliz de saber que a liberdade de expressão anda dando certo aqui,por essas bandas!
E que talvez a parte morta de meu pai,naquela fogueira, tenha ressuscitado aqui
nestas minhas tentativas doidas de me expressar!!
e de cooperar com a expressão dos amigos!
O SARAU PARA TODOS, anda indo bem das pernas! anda surpreendendo alguns!
Nasceu por causa dos amigos poetas do Orkut!
Anda se mantendo por causa deles, e por causa dos apaixonados por poesia e arte!
Nestas últimas semanas viu a chegada de Lungaretti e de Glória Kreinz!
Ambos originários de contextos bem distintos! e é esta diversidade que talvez faça deste SARAU um raro blog!
Agradeço a todos a dedicação e carinho por este blog!!

Abrações fortes para todos!
Nadia Stabile - 13/04/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...