domingo, 5 de abril de 2009

Os Irmãos Karamazov
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Notas de Dostoiévski para o capítulo 5 da obra.
Os Irmãos Karamazov (em russo Братья Карамазовы, Brátia Karamázavi, AFI ['bratʲjə karə'mazəvɨ]), romance de Fiódor Dostoiévski, escrito em 1879, é uma das mais importantes obras das literaturas russas e mundiais, ou, conforme afirmou Freud[1]: "a maior obra da história".
É uma obra aclamada pela crítica e trata-se de uma narração muito pormenorizada como que de uma testemunha dos aludidos fatos numa cidade afastada russa. O narrador pede constantes desculpas ao leitor por não saber alguns fatos, por considerar a própria narrativa longa (mesmo nos formatos grandes o livro passa de 700 páginas) e por considerar seu herói alguém pouco conhecido ou, até mesmo, desimportante. A narrativa não só conversa com o leitor, mas é onipresente e também indica ou infere os pensamentos dos incontáveis personagens.

[editar] Sinopse
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Trata-se de um caso de parricídio na família supracitada. Em virtude, segundo quase todos os personagens, de todo o tipo da sublevação dos valores sociais: má criação, falta de religiosidade, falta de esperança e outros mais citados ao longo do livro.
Há, contudo, também um erro de julgamento. Mas um martírio ou culpa que também deve ser aceito de uma forma ou de outra, por uma razão ou por outra, segundo Aliéksiei Fiodórovitch Karamazov, o herói do narrador, um noviciado nas atividades monásticas que, seguindo as instruções de seu mestre Zósima deve "voltar ao mundo". Pessoa, o herói, tranquila, ponderada, extremamente justa e cheia de compaixão.
Ivã Fiodórovitch Karamazov, irmão de Aliéksiei, é o mais instruído, o mais viajado, justamente o niilista e que doutrinou Smerdiakov, criado da casa, o "tudo é permitido". O próprio Ivã pode ser comparado ao Dostoievski que se sentiu profundamente atordoado com o fato de que, quando saiu para estudar em Moscou, abandonando o pai, este foi vítima dos próprios criados. Ivã, tal qual o Dostoievski da época, estavam no ostracismo religioso; e demasiado apegados a se instruir.
Dmítri Fiodórovitch Karamazov, o terceiro irmão, é "o meio termo entre o bem e o mal" (sic.), infere-se contudo, que o bem e o mal seriam justamente o cristianismo e o niilismo, respectivamente, na opinião do autor. É importante ressaltar que este ressentimento para com o niilismo por Dostoievski é também em virtude do tédio que os socialistas russos com quem estreitou relações pregavam e viviam, sempre desesperançados. É também importante notar que se trata do niilismo passivo, e não do ativo, como aquele descrito por Nietzsche.
Caterina Ivanovna, ex-noiva de Dmítri, é, na verdade, a jovem Polina, que Dostoievski conheceu quando se refugiou de seus credores na Europa. Não são raras as referências a ela em sua vasta obra, cada qual, com um nome diferente.[carece de fontes?]

Referências
Freud, Sigmund, Writings on Art and Literature

[editar] Ligações externas
Texto completo de Os Irmãos Karamazov no russo original
Sobre Irmãos Karamazov - o filme
'O grande inquisidor' - transcrição em português do capítulo que narra a poesia de Ivan Karamazov
[Esconder]
vdehObras de Fiódor Dostoiévski
Romances
Gente Pobre · O Duplo · A Senhoria · Netochka Nezvanova · Aldeia de Stiepantchikov e seus Habitantes · Humilhados e Ofendidos · Recordações da Casa dos Mortos · Notas do Subterrâneo · Crime e Castigo · O Jogador · O Idiota · O Eterno Marido · Os Demônios · O Adolescente · Os Irmãos Karamazov

Contos
Noites Brancas · Uma Árvore de Natal e Uma Boda · O Ladrão Honesto · O Mujique Marei · Coração Fraco · O Sonho de um Homem Ridículo · O Crocodilo · Uma Criatura Gentil · Uma História Desagradável
Não-ficção
O Diário de um Escritor · Notas de Inverno sobre Impressões de Verão
Artigos relacionados
O Grande Inquisitor · Rodion Romanovich Raskolnikov · Nastasya Filippovna
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Irm%C3%A3os_Karamazov"
Categorias: Livros de Fiódor Dostoiévski Livros de 1879 Livros épicos


Navegação
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
colaboração
Portal comunitário
Mudanças recentes
Estaleiro
Páginas novas
Ajuda
Contato
Donativos
Criar um livro
Adicionar página wiki
Ajuda sobre livros
/* */
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Versão em PDF
Citar este artigo
Outras línguas
Afrikaans
العربية
Български
Català
Dansk
Deutsch
English
Español
فارسی
Suomi
Français
עברית
Hrvatski
Magyar
Italiano
日本語
ქართული
Lietuvių
Nederlands
‪Norsk (bokmål)‬
Polski
Русский
Slovenščina
Српски / Srpski
Svenska
Türkçe
中文

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...