sábado, 11 de abril de 2009

A "Escrita Inversa" de Da Vinci

Leonardo da Vinci escrevia "ao contrário" - da direita para a esquerda. Foi dito que só pelo uso de um espelho seu manuscrito poderia ser lido. Isto é algo que tem intrigado muitos estudiosos e permanece um mistério. Foi sugerido que Leonardo desejava manter segredo de seus pensamentos, para evitar possível perigo ou molestamento de autoridades da Igreja. Enquanto esta "resposta" parece provável em exame superficial, seguramente não é satisfatória. Muitas pessoas não só podem ler escrita ou impressão inversa, mas podem ler tanto de forma inversa quanto de cabeça para baixo. Um espelho não é necessário para ler facilmente a escrita "inversa". Contudo, até mesmo se fosse necessário, não faltariam espelhos às autoridades da Igreja.

É uma consideração adicional que a mera aparência de tentar esconder o que é escrito seria mais provável de atrair suspeita de visões heréticas. Entretanto, qual poderia ser possivelmente a razão para tal estilo de escrita não-convencional?

A resposta pode ser tão simples que é difícil de conceber. Eu mesmo sou canhoto. Tem sido há muito tempo um de meus problemas quando escrevo com caneta e tinta, ou mesmo com lápis, que o que eu escrevo borra - e às vezes suja minha mão. Leonardo era, como sabemos, canhoto. Será que não é possível que ele escrevesse da direita para a esquerda ("inverso") simplesmente para não borrar o que ele havia escrito e evitar sujar a mão com que escrevia? Esta explicação é, infelizmente, não muito "misteriosa" e é provável que seja deixada de lado por aqueles buscando o esotérico, o estranho e o secreto.


Conclusão

Até onde sei o hábito de Leonardo de escrever não foi levado ao seio de qualquer culto para apoiar suas crenças. Porém, eu acredito que a "Bola" foi tomada por vezes para representar algum tipo de forma de vida alienígena de um OVNI (uma hipótese que não é apoiada por criptozoologistas, que simplesmente apresentam-na como um mistério do mar). O tema da escrita de Leonardo pode muito bem ser entretanto um exemplo da "verdade ser mais entediante que a ficção".

FONTE : http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2200/explicando-bolas-peludas-e-a-escrita-inversa-de-da-vinci


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...