segunda-feira, 2 de março de 2009

DALILA - CASTRO ALVES


************************************************************************************
Foi desgraça,meu Deus....Não...Foi loucura
pedir seiva de vida_á sepultura,
Em gelo-me abrasar,
Pedir amores- A Marco sem brio
E a rebocar-me em leito imundo e frio
-A ventura buscar.
*******************************
Errado viajor-sentei-me á alfombra
E adormeci da mancenilha á sombra
Em berço de cetim....
Embalava me a brisa no meu leito....
Tinha o veneno a lacerar-me peito
-A morte dentro em mim...
**************************************
Foi loucura!...No acaso-tomba o astro;
A estátua branca e pura de alabastro
-Se mancha em lodo vil
Quem rouba a estrelas-á tumba do ocidente?
Que Jordão lava na lustral corrente
O marmóreo perfil?....
************************************
Talvez?....Foi sonho!..Em noite nevoenta
Ela passou sozinha,macilenta,
Tremendo a soluçar...
Chorava-nenhum eco respondia....
Sorria-a tempestade além bramia....
E ela sempre a marchar.
*************************************************
E eu disse-lhe:Tens frio?-arde minha alma.
Tens os pés a sangrar?-podes em calma
dormir no peito meu.
Pomba errante-é meu um ninho vago!
Estrela-tens minha alma-imenso lago-
Reflete o rosto teu?....
********************************************
E amamos-Este amor foi um delírio
Foi ela minha crença,foi meu lírio,
Minha estrela sem-véu
Seu nome era o meu canto de poesia
Que com o sol-pena de ouro-eu escrevia
Nas laminas do céu
***********************************************
Em seu seio escondi-me...como á noite
Incauto colibri,temendo o açoite
Das iras do tufão,
A cabecinha esconde sob as asas
Faz seu leito gentil por entre as gazas
Da rosa o coração.
***************************************************
E depois...embalei-a com meus cantos
Seu passado esqueci...Lavei com prantos
Seu lodo e maldicão....
...Mas um dia acordei...E mal desperto
Olhei em torno a mim...-Tudo deserto
Deserto o coração.....
...............................................
Ao vento que gemia pelas franças
Por ela perguntei....de sua tranças
Á flor que ela deixou....
****************************************************
Debalde...Seu lugar era vazio...
E meu lábio queimando ei peito frio
Foi ela que queimou.....
****************************************************
Minha alma nodou no ósculo imundo,
Bem como Satanás-beijando o mundo
Manchou a criação,
Simum-ela afogou nos seus negrores
A luz da inspiração
***************************************************
Vai,Dalila...É bem longa tua estrada....
É suave a descida-terminada
Em báratro cruel.
Tua vida-é um banho de ambrosia...
Mais tarde a morte e a lâmpada sombria
pendemos do bordel.
******************************************
Hoje flores...A música soando...
As perlas do Champagne gotejando
Em taças de cristal.
A volúpia a escaldar na louca insônia...
Mas a sufoca os festins de Babilônia
A legenda fatal
******************************************************
Tens o seio de fogo e a alma fria.
O cetro empunhas lúbrico da orgia
em que reinas tu só!...
Mas que finda o ranger de uma mortalha
A enxada do coveiro que trabalha
A revolver a pó
****************************************
Não te maldigo não...Em vasto campo
Julgue-te-estrela,-e eras-pirilampo
Em meio á cerração
Prometeu-quis dar luz á fria argila...
não pude... Pede a Deus,louca Dalila,
A luz da redenção!!....
**********************************************
RECIFE 1864

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...