segunda-feira, 23 de março de 2009

Pela primeira vez, a dupla paulistana OSGEMEOS,no RIO DE JANEIRO(AMIGA ROSANE CHONCHOL ENVIA)

OSGEMEOS | "VERTIGEM"
Instalação: pintura, escultura, objetos sonoros

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro [CCBB Rio]

Em cartaz: 24 de março a 17 maio 2009
Terça a domingo, 10 às 21h
Grátis

Pela primeira vez, a dupla paulistana OSGEMEOS, Gustavo e Otávio Pandolfo, faz uma exposição individual no Rio de Janeiro.

De 24 de março a 17 de maio de 2009, o Banco do Brasil patrocina e apresenta, no CCBB, "Vertigem", uma instalação que ocupa três salas, com pinturas, esculturas e objetos sonoros da dupla.

Exposição
As pinturas sobre madeira têm as características que consagraram os irmãos: figuras humanas de pele amarela, olhos separados e roupas super coloridas. Os cenários em que as pessoas estão podem ser urbanos ou oníricos.
Seus personagens têm influência do folclore ou do cotidiano urbano brasileiro, que refletem contradições do mundo contemporâneo. As imagens podem ser líricas - de familiares, amigos, ou de excluídos, deficientes físicos e esquecidos.

Uma das esculturas de "Vertigem" é um cubo-cabeça, suspenso do teto, em que o visitante encaixa sua cabeça e tem uma visão infinita de si próprio. O interior do cubo é revestido de espelhos e luzes. Cabeça é uma instalação móvel, constituída de um grande tronco e cabeça humanos com os braços abertos, sobre um carro que se desloca.
A instalação Os músicos reúne objetos sonoros - instrumentos musicais em forma de caixas, agrupados em uma parede, remetendo a um coro rebelde, que podem ser acionados pelo espectador.
"Vertigem" segue do Rio para São Paulo e, em dezembro, chega ao CCBB Brasília.

Do Cambuci à Tate Modern
Nascidos em 1974, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio Pandolfo começaram desenhando nas paredes de casa, partiram para os muros de São Paulo, até participarem da primeira coletiva no MIS, em 1993. Continuaram ocupando o espaço urbano com suas figuras em cores vibrantes, fizeram mais uma coletiva em 1998, na Funarte SP e, no ano seguinte, saíram para o mundo.

Os personagens da dupla chegaram, em 2008, à fachada da Tate Modern de Londres, templo-mor da arte contemporânea. Fazendo um caminho incomum, os irmãos Pandolfo ganharam representação internacional antes de ter um representante comercial na terra natal.(...) leia mais no site da UNIVERSIDARTE

Centro Cultural Banco do Brasil RJ
Rua Primeiro de Março 66
Centro - RJ
21 3808 2020
terça a domingo, 10 - 21h
grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...