quarta-feira, 25 de março de 2009

QUEM SÃO OS GRIOTS? do blog SARAU DE TODOS - COLETIVO GRIOTS (MODOLINKAR) clique aqui

Griot (Djeli - Griotte)
Griots (aqueles que pertencem à classe dos músicos, cantores e oradores). Nos diferentes grupos étnicos, estes músicos e cantores possuem diferentes nomes. Entre os "Malinkes" e "Bambaras", eles são chamados de "Djeli" ou "Dyeli" ou "jali"; no Senegal são chamados de "gewel".

Historiador e genealogista, ele é possuidor de um imenso repertório de provérbios e dizeres que ditam como a vida é vivida, de piadas sobre absolutamente todo mundo , de estórias que são épicas ou históricas e que tratam do passado tanto místico quanto real .

Na época dos impérios, eles eram músicos da corte, músicos viajantes, cantores, como também discursadores, servindo, frequentemente, como conselheiros e confidentes.

Embora os Djeli sejam usualmente ditos como sendo homens, existem tantas mulheres Djeli quanto homens. Todos têm em comum educação e treinamento precoce enquanto crianças nas suas respectivas famílias, recebendo, os meninos, treinamento adicional para tocar instrumentos musicais, como a "Kora" e o "Bala". Eles memorizam e recitam textos sem fim, entre os quais: as genealogias das dinastias, a História dos impérios como também as batalhas e conquistas.

A famosa frase "onde quer que um Djeli morra, é uma livraria que queima", refere-se ao fato de que muito conhecimento tradicional é fadado ao esquecimento e quase nada foi sequer escrito. Os Djelis são considerados como guardiões da tradição, da transmissão oral, dos costumes e éticas.

http://www.djembe.com.br/cultura.php?pagina=6
Idéia mandada por Projeto Griots às 06:10

FONTE: http://projetogriots.blogspot.com/search/label/Quem%20s%C3%A3o%20os%20Griots%20%3F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...