quarta-feira, 25 de março de 2009

CASO BATTISTI EM DEBATE


No próximo dia 25 de março ( quarta -feira), às 20h, acontece no Armazém do Ferreira, em Brasília, um debate sobre o caso Cesare Battisti

O evento contará com a presença da escritora francesa Fred Vargas, Celso Lungaretti, jornalista, escritor e ex-preso político, responsável pela campanha nacional - Cesare Battisti- por meio da mídia informal, proferiu várias palestras e debates sobre Cesare e, de Dorothée de Bruchard, tradutora da obra de Battisti publicada pela Martins Editora, Minha fuga sem fim (286 pp. / R$ 47,30).

Condenado na Itália à prisão perpétua em 2007, Battisti foi preso no Rio de Janeiro numa ação conjunta dos governos brasileiro, francês e italiano. No início do ano, passou a ser refugiado político no Brasil, após decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro. No último dia 18 de março, ele completou dois anos de prisão no país.

Apesar disso continua preso, já que o Superior Tribunal Federal ainda não decidiu se arquivará ou não o processo de extradição. A decisão de Tarso Genro gerou forte reação da Itália, criando um incidente diplomático entre os dois países e internamente no Brasil, já que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, afirmou, em 20 de março, que se o STF decidir que o ex-extremista italiano deve ser devolvido a seu país de origem, a decisão deverá ser cumprida, não cabendo mais intervenção do Poder Executivo.

Uma questão com várias vertentes, que o debate pretenderá elucidar.

Serviço:

Battisti em debate

Dia: 25 de março de 2009

Horário: 20h

Local: Armazem do Ferreira

Brasília - DF

Endereço: 202 norte bloco A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...