domingo, 29 de março de 2009

"PARLA !"

"PARLA!"

Não cabe ao artista explicar sua arte, cabe a arte, explicar o artista.

Marcelo Roque

10 comentários:

  1. OI MARCELO!!! tudo bem? é...dizem que o artista que tenta explicar sua arte faz papel de bobo!!rsrsrssss... a Arte!!!??? bom, a arte na verdade não explica nada também...os historiadores da arte e os estetas (filósofos da arte)...tentando fazer o máximo...olhe!!! não sei não...explicam o mínimo!!kkkkkkk
    Mas foi legal vc levantar esta questão aqui, noutro dia eu iria colocar uma postagem sobre a Metodologia Triangular criada por Ana Mae Barbosa, professora doutora da USP - ECA....

    ResponderExcluir
  2. ....continuando, a Metodologia Triangular propôe que nas escolas, nas aulas de arte educação (e acredito que este tipo de coisa poderia se estender ao ensino de literatura...e outras áreas do conhecimento) que é o seguinte : Contextualizar,Analisar e Fruir(produzir e apreciar) a arte.Você Marcelo precisaria entender que o CONTEXTUALIZAR é importante rsrsrsrssss...seria muito bom contextualizar Marcelo Roque!! por que? porque o seu público tem o direito de saber que é vc!! explico, os estudantes comprrendem muito melhor uma obra de arte se sabem quem a fez, em que época, como vivia o tal do artista e etc!!
    ....tá....aí podempos nos lembrar de Fernando Pessoa, por exemplo!! que tinha seus heterônimos e que em sua época "enganava" a muitos!!... ou não!? mas lembre-se que ele fazia uma descrição detalhada do contexto de cada um de seus heterônimos!! rsrsrsss
    abração Marcelo!! (isto são críticas construtivas!) Felicidades!
    Nadia - 29/03/09

    ResponderExcluir
  3. Se a obra não falar,não adianta tentar mais nada...Bom início de semana poeta,com sua poesia se explicando muito...Estava sentindo falta de seus pensamentos curtos e marcantes...Sucesso sempre...Glória K.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Glória!! sim,dou-lhe total razão!!
    Há obras que falam tanto que aí existem milhares de livros tentando traduzir o que essas obras falam!! é o caso de "Guernica" de Picasso!
    Mas se a gente mostrar uma reprodução de Guernica para estudantes,e não explicar que aquela tela foi pintada por um artista espanhol que viveu na época de uma guerra civil e coisa e tal!! as crianças boiam!!
    Os limites dddddda arte,no espaço e no tempo são praticamente infinitos! e por isso coloquei aqui a importância de se conhecer o contexto do artista e da época em que viveu!! abração e excelente semana! Sua presença em nosso blog, que é de todos, é honrosa e hiper bem vinda!!

    Nadia Stabile - 29/03/09

    ResponderExcluir
  5. Oi Nádia, concordo que aquilo que chamo de "vida, paixão e morte " do artista ajude muito a tornar transparentes dados diluídos na obra. Eu mesma sou viciada, em certos casos, e como professora de literatura por séculos,adoro isto, assim como amo o trabalho de Ana Mae, e já participamos de muitas brigas juntas contra o comodismo que tem por aí...Tudo a favor...E reafirmo meu respeito pelo seu trabalho, e por toda a equipe maravilhosa ... Carinho...Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Agradeço muito sua atenção!!! fico lisongeada!!
    Fui lá em seu blog, eu ainda não conhecia este!! outro dia vi quele outro do Núcleo José Reis!! Achei-o extraordinário!! que disposição!!!Que maravilha poder conhecê-la um pouquinho e constatar sua extraordinária atuação na web!! PARABÉNS!! (não consegui deixar comentário em seu blog por não ter registro lá!)
    Então estou escrevendo agora aqui e queria dizer que agradeço a citação do Sarau lá!!
    Sobre Ama Mae...a senhora a conhece!! lógico, ambas são da ECA!!admiro muito nossas intelectuais!! e a senhora é um grande exemplo!! tudo de bom!
    Nadia Stabile - 29/03/09

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelos elogios, mas acho que hoje intelectual é uma éspécie em estinção...rsrs...O que existe mesmo é gente atuando onde dá para atuar,inclusive em blogs e no ciberespaço,já fiz até fanzine premiado e desfile de Moda e HQ,pois acredito na intervençaõ cultural a qualquer hora. O NJR/ECA/USP é seu, e de sua equipe, qdo precisar, aberto a todas manifestações culturais,pois assim entendemos divulgar ciência e tecnologia, melhorando a vida de todos...Abraços...Voltei pq a palavra intelectual mexeu...rsrs...Acho que por Ana Mae também...rsrs...Somos apenas gente trabalhando para melhorar o que der ao nosso redor...E suando muito...Carinho...

    ResponderExcluir
  8. Ops: intelectual em extinção...rsrs...e não com s...rsrs...

    ResponderExcluir
  9. http://marceloroque.blogspot.com/
    Estou ainda por aqui, porque comecei a montar o blog do Marcelo, espero que ele goste!! adoro fazer blogs, e se for para os amigos!! melhor!! bom,depois de ter escrito intelectual, vi que havia me equivocado, na verdade seria acadêmico!! entendo bem o que a senhora quis dizer sobre ser intectual em extinção!! sim, neste nosso país doido!!... e ao mesmo tempo desafiante!! e se o acadêmico for dos bons!!...aí será um verdadeiro intelectual no sentido mais interessante da palavra!! no sentido de ser um grande pesquisador que conseguiu descer das torres acadêmicas e atuar pra valer na sociedade!é desees "intelectuais acadêmicos" REALIZADORES que o Brasil precisa MUITO!! e então fico imensamente feliz de tê-la encontrado! abração enorme!
    Nadia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...