terça-feira, 7 de outubro de 2008

"JOSÉ MAGNO" - RESPOSTAS DA ENTREVISTA COM OS POETAS!

Pergunta: Quando você se descobriu poeta?

Resp: Morei, estudei e trabalhei no mercado financeiro no Rio durante 28 anos. Num certo momento da minha vida, resolvi "chutar o balde" e voltei para minha terra natal, Muriaé, onde passei a trabalhar como assistente da Biblioteca Pública Municipal. Sempre gostei de livros e literatura, mas, na Biblioteca é que tive a oportunidade de estudar e me aprofundar na Poesia.
Comecei a escrever poemas já aos 54anos, estimulado por amigos da net de comunidades de poesia. Minha primeira tentativa foi, exatamente, o poema TENTATIVA, postado abaixo:

:::::::TENTATIVA
::::::::(José Magno)

Eu queria
A Poesia
Que sintetizasse
Minha alegria
De ter você,
Seu beijo morno
Seu corpo em torno
Do meu, amor.

Mas não consigo
Por isso brigo
Com a Palavra,
O metro, a rima
E o que arrumo
Sem pé, sem prumo,
É só um verso
Quebrado, amor.


Pergunta: Qual é o "barato" de ser poeta?

Resp: Ser poeta é redescobrir o poder das palavras, reinventar a comunicação, sintetizar a vida.
A poesia transforma e nos transforma, pois faz-nos simultaneamente seta e alvo, doador e receptor, na medida em que nos enleva na beleza e na pureza do mais nobre dos atributos do ser humano: a comunicação.
Ser poeta é estar sempre antenado no mundo, sempre atento ao farfalhar de uma asa de borboleta ou ao burburinho de uma rebelião de presos, daí tirando sempre o teor poético para a obra.
Ser poeta é ter o discernimento do belo, do tocante, do sublime e saber-se capaz de, com alguns versos, tocar o coração e a mente de muitas pessoas em nossa volta.
A poesia me acresceu uma nova vida.

JOSÉ MAGNO - 07/10/08

Um comentário:

  1. EU ME DESCOBRI POETA DEPOIS DE UMA GRANDE DECEPÇÃO AMOROSA E VI QUE COMPREENDI ESSE NOVO ESTADO DA MINHA ALMA. NO INICIO, ESCREVIA POEMAS AMARGOS, DEMONSTRANDO MINHA TRISTEZA.
    DEPOIS FIQUEI UM PERÍODO DE BEM COM A VIDA, PROCURAVA ME LIBERTAR DOS TRAUMAS E MEUS POEMAS FICARAM MAIS ALEGRES, PORÉM SENTIMENTAIS.

    AMO ESCREVER, SEJA UM POEMA OU UMA CRÔNICA. PRECISO TER MAIS TÉCNICA POIS SINTO QUE ÀS VEZES NÃO SEI COMO COLOCAR AS IDÉIAS NA PONTA DA CANETA E NO PAPEL....NÃO SOU POETISA...UMA PESSOA QUE QUER MOSTRAR O SENTIMENTO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...