sábado, 25 de outubro de 2008

"SALVATORE QUASÍMODO" - (AMIGA CAMPESINA ENVIA)

CURVA-SE O DIA

Salvatore Quasímodo

...
Eis-me desamparado, Senhor,

no teu dia,
cerrado a toda luz.

...
De ti privado tenho medo,
perdida estrada de amor,
e não me é dada nem mesmo
a graça de trêmulo confessar-me
tão seca é a minha vontade.

...
A ti amei e combati;
curva-se o dia
e colho sombras dos céus:
que tristeza o meu coração
de carne!
*************************************
SALVATORE QUASÍMODO
Trad. Geraldo Holanda Cavalcanti

JÁ SE DESPRENDE A MAGRA FLOR

Nada saberei de minha vida
escuro monótono sangue.


Não saberei quem amei, quem amo
agora que aqui contido, reduzido a meus membros,
no gasto vento de março
enumero os males dos dias desvendados.

Já se desprende a magra flor
dos galhos. E eu contemplo
a paciência de seu vôo irrevogável.

*****************************************
IMITAÇÃO DA ALEGRIA

Ali onde as árvores fazem
a tarde ainda mais abandonada
indolente
sumiu teu último passo,
como a flor que mal se mostra
sobre a tília e insiste em viver.

Buscas sentido para teus afetos,
encontras o silêncio em tua vida.
Outro destino me revela
o tempo refletido. Pesa-me
como a morte, a beleza que agora
noutras faces brilha.
Perdida está toda coisa inocente
mesma nesta voz, sobrevivente
a imitar a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...