sábado, 25 de outubro de 2008

"DR.WIRES" - CONECTADO POR UM FIO - ENTREVISTA A ANDRÉ SEITI - (AMIGA ROSE ENVIA) ( clique aqui e leia na íntegra)

Conectado por um fio

Em entrevista, Dr. Wires fala sobre fenômenos emergentes em nosso cotidiano

Por André Seiti

Eles estão em todos os lugares. Em casa, no trabalho, na rua. Sem eles, provavelmente, viveríamos na escuridão, o trânsito seria um caos ainda maior, diversos computadores e aparelhos telefônicos não funcionariam, muitas ligações e conexões estariam abaladas. O poder, tanto literal quanto metafórico, que os fios exercem é a obsessão do ciberneticista Dr. Wires. "Sem conexão, somos nada", acredita. Nascido, "muitos anos atrás", em uma "pequena ilha do norte da Inglaterra", atualmente vive em Nova York, cidade da qual retira inspiração para explicar, de maneira simples, teorias complexas. Divulgador e defensor de uma ciência mais acessível, Wires mantém o site www.drwires.com. Ele acredita que a ciência não se tornará popular a menos que as pessoas se dêem conta de que necessitam dela em seu cotidiano "para viver melhor e mais facilmente, para estar mais conectados com os outros, para ter uma existência social maior".

E por falar em conexão, parece haver uma entre os trabalhos dele e de outro ciberneticista, o também britânico Paul Pangaro. Segundo Wires, ambos sabem reconhecer uma boa teoria; mas as semelhanças não acabam por aí: eles carregam uma semelhança física que só não os torna a mesma pessoa devido à gravata borboleta, aos cabelos grisalhos despenteados e aos óculos fundo de garrafa de Wires. Nesta entrevista, ele evidencia a emergência presente em nossa vida, lembrando sempre a importância dos fios em tempos de tecnologia wireless.

O seu nome, Wires, transmite a idéia de conexão e de interação. Por que é tão importante estar sempre conectado e interagindo com outros elementos?
Meu pai era cantor, um tenor da Toscana, Itália. Minha mãe era telefonista. Eles não se davam bem. Então, tive de aprender sozinho o que é importante para viver, como estar conectado com as pessoas. Wire (cabo/fio em inglês) é uma conectividade elétrica, um canal criado, um meio de dar energia à outra pessoa, uma forma de dizer algo, um jeito de ouvir outra pessoa. Essas interações para nós, seres humanos, são a base para estar e permanecer vivo. Somos criaturas sociais, precisamos viver em conectividade. É isso o que significa ser humano. A mensagem do Dr. Wires é sobre a energia e a vibração de ser humano na presença da tecnologia.(...)
LEIA NA ÍNTEGRA EM : http://www.itaucultural.org.br/impressao.cfm?materia=545

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...