terça-feira, 9 de junho de 2015

PANQUECAS HIPER RÁPIDAS





Panquecas hiper rápidas

Costumo utilizar o mixer ao inves do liquidificador, é muito mais rápido e prático.
Coloco a olho os ingredientes, mas para cada ovo, um copo de leite e umas 5 colheres de sopa de farinha de trigo bem cheias, além de uma pitada de sal. Prefiro que a massa fique bem leve, ou seja, mais líquida, para que a panqueca fique fininha, macia, leve. Para isso, coloque mais leite. Há vegetarianos que colocam água ao invés do leite e fica muito bom também, já experimentei.

Para cada receita desta massa, o rendimento é de 4 a 5 panquecas de tamanho médio para grande. Bata com o mixer numa jarra de plástico, ou numa tigela alta, a jarra é bem mais prática.

Esquente a frigideira, coloque um pouquinho de óleo, ou azeite, ou manteiga.
Se estiver usando a jarra ou o copo do liquidificador, é só jogar uma quantidade pequena na frigideira e ai começar a virar a frigideira para que a massa vá invadindo todo o espaço dela até mesmo nas bordas, se quiser fazer panquecas com diâmetros maiores.

Aguarde até que você perceba que a massa começou a soltar as bordas.
É fácil perceber se você  mexer na frigideira, fazendo movimentos de rotação com o pulso, verá que ela está solta, ou não, se não estiver, aguarde mais um pouco e então vire do outro lado com o auxílio de uma colher grande ou outro utensílio.

É bem rápido se as panquecas forem fininhas, quase como um crepe.

Antes de começar a fazer as panquecas, pegue umas 3 abobrinhas, lave bem e as corte em rodelas fininhas, coloque num pirex e leve ao micro ondas por 10 minutos na potência alta, tampe com aquelas tampas próprias ou com um prato.

Para o recheio, fiz um molho com creme de leite. Numa panela refoguei 3 dentes de alhos picadinhos com azeite, adicionei duas caixinhas de creme de leite e um pouco de sal e deixei cozinhar rapidamente., mexendo sempre.

Montei as panquecas, coloquei as abobrinhas em rodelas bem no meio do disco, umas pitadinhas de sal, azeite, o molho branco (de creme de leite), enrolei, 
formando um canudo, em cima coloquei molho de tomates pronto e mais azeite. Levei ao micro ondas por uns 2 minutos, o prato com 2 panquecas.

Outra opção mais rápida ainda é colocar rúculas, ou outras verduras cruas com queijo, ricota ou catupiri no recheio.

Invente, cozinhar é isto, é sempre inventar, mudar as coisas, e de preferência sempre procurar usar ingredientes mais saudáveis.

Na massa da panqueca, pode-se colocar farinha de aveia ou em flocos.
E para quem não pode consumir  glúten, pode-se alterar a farinha, ao invés de farinha de trigo, outros tipos, como a de arroz, a de mandioca, ou outras.

Se as hortaliças forem orgânicas, e o molho de tomates também, e feito em casa, melhor ainda!  

Panquecas são saudáveis, porque não levam fermento e nem muita gordura na massa.

Nadia Gal Stabile - 09 06 15


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...