terça-feira, 9 de junho de 2015

A VELHICE

Ouvia muito meu finado pai dizer que os extremos da vida geralmente são mal tratados por quase todos, a infância e a velhice.
Meu pai dizia também que no Brasil trata-se bem melhor um cãozinho do que um velho avô!

É mesmo triste ver como as pessoas mostram-se em relação às crianças e idosos!

A sociedade no geral considera velhos e crianças estorvos, ou na maioria das vezes até se predispõem a cuidar das crianças, mas dos velhos...
E a ideologia que ainda parece existir com a mesma força de antigamente!? aquela na área profissional: "melhor contratar um jovem do que um velho, (e leia-se velho 40...45 anos), pois o jovem é como um caderno em branco, e o velho tem hábitos, manias, vícios, duros de serem mudados." 

Estas ideias persistem e hoje, me parece, com esta crise em tudo que é área, a coisa piorou muito, os salários vão de mal a pior, a forma como tratam os jovens em seus primeiros empregos ou os idosos (tanto os de 40, como os de mais de 50 ou 60), foi nivelada, e por baixo! Decepcionante, onde uma sociedade com ideologia fascista arraigada pode chegar!

Se para os mais novos a luta é dura, para os mais velhos é pelo menos 4 vezes mais!

O fator financeiro é relevante demais para uma sociedade corrompida como a nossa, digo corrompida porque quando não podemos contar com a humanidade, com a alteridade do próximo...tudo fica quase impossível de se transformar!

Esta alteridade por vezes, inexiste dentro das famílias, jovens familiares são excluidos do convívio de suas  famílias e isto provoca enormes injustiças, mal entendidos, equívocos por parte da maioria em relação ao excluído (ovelha negra, lado mais fraco da corda, mala sem alça, traste) e pior, às vezes esta pessoa excluída sofre de alguma doença psicológica e prefere ficar encolhida em seu canto para não ter de  criar mais problemas, ou não colocar as mãos em vespeiros, assim como costuma dizer o povo. Isto é algo similar ao que pode ocorrer com familiares idosos! sim! triste demais!

O tecido social corrompido, esgarçado, roto, esfarrapado, e cada vez mais esfarrapado por um sistema de comunicação com raízes nazi-fascistas, e um povo que se acomoda, que se aliena quando o que mais precisaria fazer, seria agir!...

O duro é que todos ficarão velhos, este é o nosso futuro inevitável, e quando isto acontecer, ai então quem sabe muitos, só ai acordarão e conseguirão ver o que nunca haviam visto.


Nadia Gal Stabile - 09 06 2015

 arte de RON MUECK


Alteridade


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo).


http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo

Um comentário:

  1. Que belo texto. Adorei. Beijos tantos menina querida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...