quarta-feira, 24 de junho de 2015

MISOGINIA - MISANDRIA

"o mundo está capenga, falta a visão feminina...", disse a feminista num evento da década de 80, em são paulo.

Wangari Maathai dizia que os homens dominam, se apossam de tudo e nunca querem abrir mão de nada, em detrimento da situação da mulher, ela dizia muito mais e não literalmente como escrevi aqui.

a tal da guerra dos sexos, nem freud conseguiu  cooperar pra resolver. parece que há no ser humano esta tal misoginia e misandria, a primeira muito mais forte e perigosa. a vergonha de filósofos  dizendo totais  asneiras a respeito de mulheres, é revoltante demais. o caos é total em relação a isto, veja os links a seguir.

nadia gal stabile - 24 06 2015 












https://pt.wikipedia.org/?title=Misoginia

 (...)Michael Flood define a misoginia como o ódio às mulheres, e observa: "A misoginia funciona como uma ideologia ou sistema de crença que tem acompanhado o patriarcado ou sociedades dominadas pelo homem por milhares de anos e continua colocando mulheres em posições subordinadas com acesso limitado ao poder e tomada de decisões. [...] Aristóteles sustentou que mulheres existem como deformidades naturais e homens imperfeitos [...] Desde então, as mulheres em culturas Ocidentais tem internalizado seu papel como bodes expiatórios da sociedade, influenciadas no século 21 pela objetificação das mesmas pela mídia com seu autodesprezo culturalmente sancionado e fixações em cirurgia plástica, anorexia e bulimia."2(...)



https://pt.wikipedia.org/wiki/Misandria

 Literatura da Grécia antiga

A professora de literatura comparada Froma Zeitlin, da Universidade de Princeton, discutiu a misandria no seu artigo intitulado "Padrões de Gênero em Arte Dramática de Ésquilo: Sete contra Tebas na Trilogia das Danaides" ("Patterns of Gender in Aeschylean Drama: Seven against Thebes and the Danaid Trilogy").3 Ela escreveu:
O ponto mais importante de contato, no entanto, entre Etéocles e as suplicantes Danaides é, de fato, suas posições extremas em relação ao sexo oposto: a misoginia do acesso de raiva de Etéocles contra todas as mulheres de todas as variedades (Se. 181-202) tem sua contrapartida na misandria aparente das Danaides, que apesar da oposição aos seus primos egípcios em particular (o casamento com eles é incestuoso, são homens violentos), frequentemente estendem suas objeções para incluir a raça de homens como um todo e vê sua causa como uma disputa apaixonada entre os sexos (cf. Su. 29, 393, 487, 818, 951).3 (...)



https://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja_do_%C3%BAtero_e_da_vagina



http://erosdita.ne10.uol.com.br/2012/02/a-inveja-do-penis-e-a-rivalidade-entre-os-sexos/



http://sexismoemisoginia.blogspot.com.br/2010/11/inveja-do-penis-e-o-destino-das.html




Sejamos todos feministas - 
Chimamanda Ngozi Adiche
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13925



https://elglobodegambetta.wordpress.com/2012/12/24/la-misoginia-de-schopenhauer-ii/



https://espectivas.wordpress.com/2007/10/26/nietzsche-e-as-mulheres/



http://www.mdig.com.br/?itemid=13357



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...