sábado, 20 de junho de 2015

a arte da luta pela arte e pela cultura

Villa Lobos virou nota de 500 cruzados


Tom Jobim disse no Roda Viva que Villa Lobos morreu pobre.
Aqui no Brasil é hiper normal que nossos maiores gênios das artes,
acabem pobres e esquecidos.
Quando eu trabalhava como professora de artes nas escolas públicas de São Paulo, as colegas professoras do ensino fundamental I e II, diziam que arte era perfumaria, que o mais importante, o arroz  feijão, era aprender  matemática e a língua .

É incrível entender como um país como o Brasil pode ter esta mentalidade!
Só posso encontrar respostas a isso considerando a pouca educação cultural e por conseguinte a falta de discernimento em optar por cultura e arte ao invés de quinquilharias inúteis.

Na Internet as coisas em termos de sobrevivência dos que produzem conteúdo cultural e artístico parece, não se distingue tanto disso que já vemos acontecer há quase um século no contexto artístico cultural brasileiro.

Em 2007 quando comecei a fazer blogs, havia uma turma de blogueiras mais intelectuais que buscavam patrocinio nestes editais de cultura do governo para poderem se manter como produtoras de conteúdo para a Internet, mas os editais do governo ainda não tinham descoberto os blogs. E a proposta antiga de leitores cooperarem financeiramente com os blogueiros, nem sei como anda.

Com os tais pro bloggers, a coisa degringolou para um amontoado de porcarias
cheias de anúncios piscantes ridículos e  hoje a coisa está se expandindo para o Youtube cada vez mais, uma verdadeira parafernália anda surgindo para vender via Youtube, vide Hotmart, que se define como comércio de produtos digitais, tais como e- books com cursos de tudo que é tema, inclusive cursos de como trabalhar com o Hotmart, como montar campanhas no Youtube, como fazer os vídeos e etc.

O comércio digital cresce cada vez mais, e a cultura, a arte... caminha, mas  não com tanta força na Internet, porque seria preciso que estes lutadores encontrassem formas concretas,  livres e imparciais, de sobrevivência digna e parassem de se sacrificar tanto, tendo que transcender muitas coisas vitais e materiais para continuarem na luta! 

Por exemplo o Google com seus anúncios em sites e blogs, o Google Adsense,
representa verdadeira tortura aos leitores que se veêm torturados por anúncios perseguidores e que financeiramente para os donos dos blogs, é algo irrisório,
quase nulo, para os blogs com menos acessos.
E as leis anti-spam então? outra coisa totalmente hipócrita, porque se você se inscreve num site comercial para receber promoções, geralmente este site se subdivide em muitos e acabam por encher nossas caixas de emails inúteis e que nunca vão parar na caixa Spam.

Google tem ideologia nazi fascista porque age com total falta de humanidade ao banir um blogueiro do Google Adsense porque ele deu uma pisada na bola uma única vez, eles não perdoam, não concedem segundas chances, agem como os donos do mundo, e não conseguem ser competentes em muitas coisas, como por exemplo quando compraram o Youtube e uma conta antiga minha de lá ficou sem poder ser administrada porque eles não souberam resolver um simples problema de login.

A luta dos que trabalham com arte e cultura neste mundo digital, fica cada vez mais complexa, cada vez mais dura e desumana, pois lidar com estes monstros donos do mundo...

Nadia Gal Stabile - 20 06 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...