sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O BURACO É MAIS EMBAIXO - por Nadia Gal Stabile


(AVISO IMPORTANTE: se este texto lhe parecer tendencioso, cuidado! Saia deste blog e vá assistir novelas, ou... vá fazer sua tese de TCC)

No Brasil a pobreza é vista como uma doença contagiosa

No final da década de setenta,ou início da década subseqüente,na Biblioteca Mario de Andrade,
na cidade de São Paulo, eu sempre assistia debates sobre a questão dos negros na mídia.
Desde lá, ou até antes disto eu me solidarizava com as injustiças sociais que meus concidadãos negros passavam neste país.
O que ocorria é que o negro não se via retratado nas novelas globais, nas peças publicitárias veiculadas na TV, e nem em outros tipos de programação,
Ou quando atores negros eram escalados em novelas era pra que assumissem papéis de escravos ou outros papéis de personagens subalternos.
Houve bem depois uma novela chamada A PRÓXIMA VÍTIMA, que felizmente havia a presença de uma família de negros de classe média meio alta, e a mãe era Zezé Motta, se não me engano, esta novela foi um marco para os negros, porque retratou um pouco da realidade deles atual.
A ascensão social dos negros é fator importante! Comparando os negros com as mulheres,possuem muita força ,estudam mais, esforçam-se mais profissionalmente,do que outros em situações mais privilegiadas que as deles!
No Brasil ocorre algo muito negativo em relação ao preconceito social, talvez muito mais declarado do que o preconceito de raça.
Nestas eleições pudemos testemunhar claramente este tipo de preconceito em relação aos eleitores nordestinos e de classes sociais inferiores!
Infelizmente o quarto poder , a mídia, tem papel primordial no alastramento de condicionamentos totalmente equivocados que servem a uma ideologia dominante que manipula covardemente a mentalidade da maioria!
Condicionamentos são como vírus que tomam conta da mente das pessoas a ponto de elas próprias não se reconhecerem mais!
Massacra nossa identidade cultural e pessoal! Detona toda a possibilidade de se relacionar socialmente de forma humana!
Tais condicionamentos destroem tudo o que possa ser genuíno no povo! Professores sentem-se vencidos pelo quarto poder!
Como ter uma relação justa ,equânime em relação aos ataques massivos e diários que nossos jovens, crianças e inclusive os pais dos estudantes passam rotineiramente! Como dizia Jung, nosso lado consciente é apenas uma ilhazinha no oceano de nosso inconsciente!
Como neutralizar o poder da mídia? Sabemos que desde o boom do cinema , as pessoas começaram a ser altamente influenciadas.
Por exemplo, o hábito e até vício do fumo e da bebida expandiu-se pelo mundo,graças ao cinema!
E muitos modismos, costumes tiveram o estopim lançado pelo cinema! A publicidade através da TV continuou fazendo isto de forma muito mais eficaz, pois como se diz, a TV entra na casa das pessoas nos momentos mais estratégicos! Geralmente o "chefe" da casa assiste TV em seus momentos de descanso!
Nestes momentos nosso cérebro está indefeso e portanto muito mais disponível a ser invadido por informações condicionantes que instalem-se em nosso inconsciente e pronto! ... a manipulação inconsciente se realiza com muita eficácia!!
O enredo do livro que li aos meus 18 anos, “O admirável mundo novo” , está cada vez mais tornando-se realidade!
Todos comandados por monitores, todos obedecendo as programações do poder!

A resistência possível que se possa fazer em relação a tudo isso é sempre encarada de maneira torta, já que todos estão sob
o poder da mídia que nos manipula descaradamente e abusivamente!
Se tomamos partido de algumas minorias , já somos encarados, rotulados com tal minoria! E geralmente as próprias
minorias não aceitam nossa solidariedade! Nossa união a causa deles!
Outra coisa absurda que existe um nosso país é o fanatismo, muitos fanáticos religiosos tem surgido por conta também do quarto poder, a TV veicula muitos programas religiosos! E como poderíamos neutralizar isto? Melhorando a educação? E como melhorar a educação se o povo não valoriza o que deveria valorizar? O círculo vicioso está muito bem montado graças ao quarto poder!!
Desde o Milagre Brasileiro na década de 70, que os condicionamentos consumistas começaram a ser implantados na cabeça deste povo!
O capitalismo tardio e selvagem destrambelhou a mentalidade do brasileiro! A tal da lei de Gerson,
“levar vantagem em tudo” e a idéia do “vencer na vida sem fazer força” passaram a reinar!
E os valores tão caros a nós seres humanos, os valores do ser, foram por água à baixo trazendo os falsos valores do ter!
A inversão de valores principiou aí! Então as garras do capitalismo, do consumismo, puderam desvirtuar a cabeça da maioria!
Poucos resistem! Até os que resistem ainda falam em sonhos de consumo! Tristeza!

Concluindo,podemos então constatar que o buraco é mais embaixo (expressão muito usada na década de 70, 80) e que horrorizava os conservadores!
O tal do buraco que é mais embaixo, nada mais é do que o “x” da questão”.
E este “X” que é a causa de nossos problemas é o preconceito social que sempre existiu neste país, desde seu “descobrimento”.
Preconceito que alcançou patamares altíssimos graças ao quarto poder!

Disse e repito, condicionamentos são como vírus que nos invadem, destroem tudo e geralmente quando tentamos recuperar o que foi perdido, exigirá de nós enorme força , pra poder resgatar o que éramos!


Nadia Gal Stabile – 26/11/10

Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Então, não falamos linguagens tão divergentes assim. Mesmo quando concordamos em muitos aspectos a discussão pode ser proveitosa prá fazer pensar e reorganizar os pensamentos. Na base, temos preocupações importantes com nosso povo e sabemos o quanto elas são difíceis de carregar quando aqueles por quem nos preocupamos parecem passar muito bem sem elas.
    Estou pensando que, sem nos levarmos muito a sério, porque somos mesmo muito pequenos, o melhor é ir fazendo o que se pode e não esquecer de viver a própria vida com muita intensidade e curtir o que se tem de bom. Sabe? Faz tempo que sinto que se a gente não curte viver, não vai ter quase nada prá fazer prá oferecer. abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...