segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MACHISMO TRANCA PORTAS - por Nadia Stabile

"MULHER SEM HOMEM É COMO CÃO SEM DONO!!? >>ou MULHERES DE INICIATIVA E MACHISMO"

Se meu pai estivesse vivo ,diria esta frase aí de cima! Foi o que ouvi dele ao separar-me do marido em 1997.
As mulheres e os homens são machistas quase em sua totalidade!
O machismo é um condicionamento que por muito tempo ainda irá nos atrapalhar!
Quantas mulheres hiper talentosas passam por injustiças na área profissional por serem vítimas deste condicionamento cultural arraigado nas mentes de todos!
Nas famílias, nos empregos, nas universidades, em todos os lugares diariamente
mulheres são desestimuladas a não irem em frente em seus objetivos!
Os homens consideram-se donos do mundo! Acham que as mulheres devem manter-se em seus lugares pois para eles se elas se colocam ao lado deles, tornando-se rivais, pronto, a moral deles cai, a auto afirmação deles fica abalada, porque imagine!! "Uma mulher aqui querendo competir comigo!!?"
A velha e instintiva idéia de que eles precisam ser mais que as mulheres em tudo, persiste...
Esta idéia selvagem, animal e primal, é ridícula nestes nossos tempos!
O meu idoso pai até tinha motivos pra dizer esta frase :”Mulher sem homem é como cão sem dono”
Ele nasceu em 1916. Mas como entender posturas às vezes mais antigas do que esta vindas de homens com 30, 40 ou até 20 anos de idade!?
E pior que isso... como compreender posturas machistas em homens catedráticos?
Pois se estudam tanto para irem além da maioria!!! É algo inconcebível saber que professores catedráticos assumam posturas desumanas em relação às mulheres de sua área! De seu próprio contexto acadêmico!
Chegam a tomar atitudes covardes, inclusive partindo para agressões físicas, tudo pela corrida, pela competição a cargos e vaidades intelectuais em primeiro plano. Negam tudo o que estudaram, passam a ser vistos como palhaços por seus alunos e comunidade acadêmica! E o pior de tudo é que continuam insistindo no erro e causando mais injustiças atingindo assim o direito de nós cidadãos e cidadãs de usufruirmos de bibliotecas e de tudo que é o nosso direito!! Como todos sabem as universidades são do povo!! Somos nós que as sustentamos com nossos impostos!

Como diz uma amiga minha, também acadêmica :”Em nome da divulgação científica abrem-se caminhos ,e em nome do machismo trancam-se caminhos”
Precisamos lembrar e entender que a divulgação científica, como já foi dito aqui neste blog outro dia,é responsável pra que nós , “donos das universidades” possamos ficar informados do que se tem feito em prol de nossa sociedade ,pelos cientistas, pesquisadores, estudantes, mestrandos e doutorandos!

A transparência nas instituições é fator vital pra que uma sociedade em vias democráticas torne-se democrática efetivamente!

E sobre a idéia de meu pai que coloquei aí no início, tenho certeza que ela ainda impera nas cabeças femininas e masculinas!
Pois os donos do mundo são os homens! Porém dizia minha idosa mãe que os homens só pensam que mandam nos galinheiros!!
Mas na verdade são as mulheres que manejam os homens sem que eles tomem consciência disto, e continuem achando que são eles que decidem as coisas! (risos)

Nadia Stabile – 22/11/10



Bookmark and Share

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...