terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Quem teria sido o maior cientista que já existiu?

http://www.biographyonline.net/scientists/images/newton.jpg
Se a pergunta fosse "Quem foi o segundo maior cientista?", não seria possível respondê-la. Em minha opinião, no mínimo uns dez homens poderiam disputar o segundo lugar, entre eles: Albert Einstein, Ernest Rutherford, Niels Bohr, Louis Pasteur, Charles Darwin, Galileo Galilei, J. Clerk Maxwell, Arquimedes e outros.
Na verdade, é bastante provável que não haja simplesmente um segundo maior cientista. As indicações de muitos são tão justas e a dificuldade em se avaliar os méritos de cada um é tão grande, que poderíamos dar o caso por encerrado declarando, digamos, um empate entre os dez ou doze cientistas. Mas, já que a pergunta é "Quem foi o maior?", não há problema. Creio que a maioria dos historiadores de ciência não hesitariam em afirmar que Isaac Newton foi a maior mente científica que o mundo já conheceu. Tinha, é certo, seus defeitos, e Deus sabe como: era péssimo orador, carecia de certa coragem moral, possuía uma tendência à autocomiseração e era sujeito a períodos de sérias depressões nervosas, mas, como cientista, não houve outro de sua estatura.
Newton criou a matemática superior, através do desenvolvimento do cálculo infinitesimal; a óptica moderna, mediante experimentos acerca da decomposição da luz branca nas cores do espectro. Fundou a física moderna ao estabelecer as leis do movimento e as conseqüências delas deriváveis; bem como a astronomia moderna, ao formular a lei da gravitação universal.
Cada uma dessas quatro contribuições, por si só, já seria suficiente para reconhecer sua grandeza como cientista. O conjunto delas, então, o coloca indiscutivelmente no primeiro lugar. Tampouco suas descobertas esgotam tudo o que se tem a dizer a seu respeito; sua maneira de apresentá-Ias era ainda mais notável.
Os gregos antigos reuniram um conjunto admirável de pensamentos filosóficos e científicos. Durante dois mil anos nomes como Platão, Aristóteles, Euclides, Arquimedes e Ptolomeu impuseram-se como gigantes às gerações que se seguiram. Grandes pensadores, entre árabes e europeus, recorriam sempre aos gregos, e pouquíssimas vezes ousavam propor idéias próprias, sem se apoiarem nos antigos para fundamentá-las. Aristóteles, em particular, era o "mestre dos que conhecem".
Nos séculos XVI e XVII vários investigadores experimentais, como Galileo e Robert Boyle, mostraram que os gregos antigos não tinham todas as respostas certas. Galileo demoliu as idéias de Aristóteles acerca da física, por exemplo, em um trabalho que seria mais tarde sintetizado por Newton nas suas três leis de movimento. Ainda assim, os pensadores europeus não ousavam ir mais além dos gregos, por tanto tempo idolatrados.
Então chegou o ano 1687, ano em que Newton publicou o livro Principia Mathematica, escrito em latim (a maior obra científica já escrita, na opinião da maioria dos cientistas). Nela, deu a conhecer suas leis de movimento, a teoria da gravitação e muito mais, fazendo uso da matemática no mais rigoroso estilo grego e tudo organizado da maneira mais elegante e impecável. Os que liam o livro tinham de admitir que finalmente havia uma mente comparável, senão superior, às dos antigos e que a representação de mundo por ele elaborada era além de bela e completa, infinitamente superior em racionalidade e necessidade a tudo o que pudesse estar contido nas obras dos gregos.
Não foi senão com esse homem e sua obra que a autoridade dos antigos foi demolida e, com ela, para sempre, o complexo de inferioridade intelectual do homem moderno.
Depois da morte de Newton, Alexander Pope (1688-1744), poeta inglês, resumiu tudo isso com as seguintes palavras:
A Natureza e suas leis estavam ocultas na obscuridade.
Então disse Deus: Haja Newton! E tudo foi claridade.

Enviado em: 2008/3/31 20:34

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=449

5 comentários:

  1. Posso até concordar sobre Newton,mas o segundo da história sem dúvida é John VON Newman, sua obra é extensa ,vai da física nuclear,hidrodinâmica das explosões,matemática aplicada,computador moderno e até a teoria dos jogos,q alguns pensam q foi John Forbes Nash Júnior.

    ResponderExcluir
  2. OI ANÔNIMO!!! agradeço sua genial observação, vou adorar conhecer um pouquinho sobre este gênio da ciência que vc citou!!! já o achei na Wikipédia, depois postarei aqui!!! AGRADEÇO MUITO MESMO!!!
    ABRAÇÃO, volte sempre, e se puder deixe seu nome!!!rsrsssss

    ResponderExcluir
  3. E SOBRE O OUTRO CIENTISTA norte americano em que se atribue ....teoria dos jogos...que na sua opinião está equivocada tal atribuição, também achei na wikipédia : John Forbes Nash Jr.

    (...) * "Pontos de Equilíbrio em Jogos de N-Pessoas", no periódico científico Proceedings da Academia Nacional de Ciências 36 (1950), 48-49. Veja aqui.
    * "O Problema da Barganha", periódico Econometrica 18 (1950), 155-162. Veja aqui.
    * "Jogos Cooperativos de Duas Pessoas", Econometrica 21 (1953), 128-140. Veja aqui.(...)


    John Forbes Nash Jr. (Bluefield, 13 de junho de 1928) é um matemático norte-americano que trabalhou na Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais, servindo como Matemático Sênior de Investigação na Universidade de Princeton. Compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.
    FONTE : http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Forbes_Nash

    (ele tem a ver com jogos também....???)
    A WIKIPÉDIA PRECISA DE SUA COLABORAÇÃO PARA CORRIGIR EQUÍVOCOS!! rsrssss abração

    ResponderExcluir
  4. DA WIKIPÉDIA , O MAIOR CIENTISTA DE TODOS OS TEMPOS NA SUA OPINIÃO!

    John von Neumann, nascido Margittai Neumann János Lajos (Budapeste, 28 de dezembro de 1903 — Washington, D.C., 8 de fevereiro de 1957) foi um matemático húngaro de etnia judaica, naturalizado estadunidense.

    Contribuiu na teoria dos conjuntos, análise funcional, teoria ergódica, mecânica quântica, ciência da computação, economia, teoria dos jogos, análise numérica, hidrodinâmica das explosões, estatística e muitas outras as áreas da Matemática. De fato é considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX.[1]

    Foi membro do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, New Jersey, do qual também faziam parte Albert Einstein e Erwin Panofsky, quando emigraram para os Estados Unidos, além de Kurt Gödel, Robert Oppenheimer, George F. Kennan e Hermann Weyl.

    Com Edward Teller e Stanislaw Ulam, von Neumann trabalhou em desenvolvimentos chave da Física Nuclear, relacionados com reações termonucleares e com a bomba de hidrogênio. Participou também do Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento das primeiras bombas atômicas.

    Foi professor na Universidade de Princeton e um dos construtores do ENIAC. Entre os anos de 1946 e 1953, von Neumann integrou o grupo reunido sob o nome de Macy Conferences, contribuindo para a consolidação da teoria cibernética junto com outros cientistas renomados: Gregory Bateson, Heinz von Foerster, Kurt Lewin, Margaret Mead, Norbert Wiener, Paul Lazarsfeld, William Ross Ashby, Claude Shannon, Erik Erikson e Max Delbrück, entre outros. Von Neumann faleceu pouco depois, aos 53 anos, vítima de um tumor cerebral.

    LEIA MAIS EM :
    http://pt.wikipedia.org/wiki/John_von_neumann

    ResponderExcluir
  5. http://sarauxyz.blogspot.com/2010/02/john-von-neumann-o-maior-cientista-de.html

    ESTÁ POSTADO!! AGRADEÇO!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...