Zenaide Silva, negra, ex-favelada, atriz e ex-apresentadora da Rede Globo, graduada em Artes Cênicas numa Universidade americana, vem ao Provocações e revela: quer disseminar no Brasil o que aprendeu num curso de Afrocentricidade, numa outra Universidade americana: aprendeu, por exemplo, que Ísis, a deusa suprema dos antigos egípcios, era negra. Mais ainda, era uma divindade da vizinha Etiópia, onde se registram os primeiros vestígios da vida humana. Zenaide aborda a cultura grega como algo “roubado” aos egípcios (e, portanto, aos etíopes e à raça negra) e adaptado às necessidades brancas.
Desconstrói palavras (como História, Filosofia, etc.), que teriam sido criadas para relatar os fatos e os pensamentos de uma sociedade paternalista, em prejuízo de sua origem na “grande mãe”, Ísis, africana.
Atualmente envolvida com projetos educacionais de formação contínua de professores, Zenaide espera ter a oportunidade de atuar no Brasil em centros comunitários na periferia para introduzir os conhecimentos de afrocentricidade que traz dos Estados Unidos.
Saiba mais curiosidades dessa negra espetacular assistindo o próximo Provocações.
FONTE : http://www2.tvcultura.com.br/provocacoes/arquivo.asp
*ver: http://sarauxyz.blogspot.com.br/2016/02/legado-roubado-george-g-m-james.html
Zenaide Silva quer introduzir conhecimentos de afrocentricidade
Bloco 1
https://www.youtube.com/watch?v=VPoAfUN0Gk0
Bloco 2https://www.youtube.com/watch?v=PbzM9ldQfjs
Bloco 3
https://www.youtube.com/watch?v=_Eb1mCBL30E
Que material fantástico. Sou pesquisador estudioso sobre a verdadeira história do nosso povo, da raça humana.E vamos explodir essas informações da Zenaide Zen.
ResponderExcluir