segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ARENA CONTA ARENA - DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO DE ARENA

Arena conta Arena



Arena Conta Arena é um documentário especialmente elaborado para a televisão e conta a história do Teatro de Arena entre 1953 e 1972. Os programas apresentam a trajetória do grupo cronologicamente por meio do depoimento de seus principais personagens, ou seja, personalidades importantes para o Teatro Brasileiro como José Renato, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Chico de Assis, Eva Wilma, Antonio Fagundes, Milton Gonçalves, Renato Borghi, José Celso Matinez Correa, Myriam Muniz, Maria Alice Vergueiro, John Herbert, Monah Delacy, Geraldo Matheus, Flávio Migliaccio, Vera Gertel, Nelson Xavier, Paulo José, Ari Toledo, Juca de Oliveira, Lima Duarte, Izaías Almada, Davi José, Renato Consorte, Rolando Boldrin, Celso Frateschi, Dulce Muniz, Umberto Magnani, por exemplo. O Teatro de Arena sempre esteve intimamente ligado aos acontecimentos políticos do País. Contar sua história permite traçar um panorama político e cultural do Brasil durante os quase 20 anos de suas atividades.

O programa, viabilizado através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, traz para a televisão o registro histórico do estudo público realizado em 2004 pela Cia. Livre da de Teatro. Uma série de três programas com 26 minutos cada um pretende focar três momentos diferentes da história deste que foi um dos principais teatros da história do Brasil. Direção de Tatiana Lohmann, Sergio Roizenblit e Isabel Teixeira.

10 de janeiro
1953 a 1959 (episódio 1)
A fundação da Primeira Companhia de Teatro em Arena. Uma dramaturgia toda nossa: Eles não Usam Black-Tie e suas consequências – O Seminário de Dramaturgia.

17 de janeiro
1959 a 1963 (episódio 2)
A criação de uma dramaturgia brasileira. Um novo jeito de interpretar. Os atores que fizeram e fazem a história do Teatro Brasileiro.

24 de janeiro
1965 a 1972 (episódio 3)
Os musicais. Teatro político e Teatro humano. Teatro e resistência. A censura. 1969 e o começo de um fim. Exílio.

FONTE : http://www.tvcultura.com.br/arena-conta-arena/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...