domingo, 10 de janeiro de 2010

ÓBVIAS ESCAPADAS INCONSCIENTES!!??

NISE DA SILVEIRA

















Por mais que eu tente refletir e escrever sobre o maior mal de nossa sociedade,
mesmo vivendo este mal, e sabendo que muitas outras mulheres passam até por
coisas bem piores do que eu...não conseguiria.Porém saber que Simone de Beauvoir
escreveu,aos seus 41 anos :"O SEGUNDO SEXO", é surpreendente e recompensador!
Uma das questões mais complexas da humanidade!Raiz de muitos conflitos rotineiros,
e talvez o cerne das questões de direitos humanos!
Confesso, não tenho capacidade,nem condições necessárias para poder tratar
desta questão como eu gostaria!
Mas posso tentar escrever algumas coisas que sempre vi acontecer com
as mulheres que me rodeiam,e comigo mesma.
Por mais que se diga...ou mesmo que os homens  nunca entendam esta complexa e urgente questão
da mulher na sociedade, e nem as mulheres entendam e resolvam ir por caminhos opostos ao que seria o
esperado....e cairem nas "óbvias escapadas inconscientes",tanto os homens quanto as mulheres..."é melhor deixar pra lá"....mexer em ninhos de marimbondos nunca foi bom...e assim os assuntos mais presentes em nosso dia a dia,são tapados com a peneira há séculos....e eu pergunto, a troco de que?
Tive um amigo, o único amigo que preocupava-se e até falava sobre as questões da mulher!
Ele morreu cedo, mas vi que é algo que pode existir! Homens propondo-se a falar,
e a tentar cooperar com tais questões,mas quase sempre,os que sofrem com os problemas
é que devem lutar sozinhos !? é isso?
Sou mulher, não pude estudar antropologia, filosofia,psicologia ,sociologia,
ou outra coisa como essas... pra hoje poder estar tendo argumentos consideráveis e fazer-me entender!
Não tenho prática em escrever, tenho algumas deficiências,como todos,mas estou aqui tentando
dizer algo que possa acordar alguns, e sei que há muitas mulheres que poderiam e deveriam estar se expressando muito melhor do que eu,e não o fazem!
Sim, há algumas, sim! mas poderiam haver muitas mais! acho que não escrevem ou não se manifestam de outras formas porque acomodaram-se neste caos, e conseguem fazer das tripas coração e irem...irem...
mas para onde? No Brasil que dizem haver pouca participação do povo...será?...
Quando se parte pra luta num país como o Brasil, se é julgado como,radical, fanático, doido...
E se a gente se assume ativista,aí endoidou de vez, mesmo!
Hoje mais do que nunca as mulheres podem lutar junto com os homens,não contra eles,
tendo consciência sempre das armadilhas que estão por todos os lados,como por exemplo,
os condicionamentos que fazem as mulheres e os homens rivalizarem-se!
Lógico que há homens que assumem os emblemas a eles impostos de opressores, repressores,
covardes, exploradores, enfim ! E também há muitas mulheres que se sujeitam passivamente a estes
tão equivocados homens!... Então , sei que é possível começarmos a nos redesenhar, a nos atribuirmos novos desígnios e novas atitudes,deixando de repetir sempre o que nossos pais fizeram.
Hoje o companheirismo entre homens e mulheres é muito mais visível! Novos tempos!
E lutando juntos por causas tão abrangentes quanto esta,é que poderemos sair desta situação ainda muito nebulosa e que urge ser resolvida.
Quando um homem subestima uma mulher, ou vice e versa...a coisa fica ruim!
As diferenças entre os sexos é complicada, porque dificulta mesmo a compreensão, o entendimento mútuo! mas se formos pensar essas diferenças, esta incompreensão está também entre pessoas do mesmo sexo!

Nadia Stabile - 10/01/10

*IMAGEM : Nise da Silveira que com imensa coragem driblou com categoria de fazer inveja aos soberbos jogadores da seleção, a psiquiatria manicomial e higienista do século XX, colocando cores e amor no cuidar psiquiatrico.
http://eueumesmosemirenes.zip.net/arch2006-06-01_2006-06-30.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...