Foto: Mario Ângelo/Agência Estado Igreja Matriz de São Luís de Toloza ruindo ao ser atingida pelas águas em São Luís do Paraitinga
Da Redação, com Rádio Bandeirantes
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de São Paulo decidiu acelerar o processo de tombamento de São Luiz do Paraitinga como estratégia para a reconstrução do município, parcialmente destruído pela enchente do começo do ano.
Segundo a superintendente do órgão, Beatriz Galvão, a agilidade na recuperação será crucial para que a cidade volte a ter as mesmas características culturais que tinha antes da destruição do centro histórico.
O dossiê será apresentado na primeira reunião do conselho consultivo do Iphan, prevista para março. Segundo Beatriz Galvão, a medida pode colocar à disposição da cidade, ferramentas permanentes para financiar obras e fomentar atividades culturais da região.
Recuperação
As obras nos imóveis atingidos pelas águas serão divididas em três categorias: reconstrução completa, restauração ou consolidação para os casos menos graves.
Uma parte dos documentos que faziam parte do arquivo do cartório de imóveis de São Luiz do Paraitinga já está em processo de recuperação em São Paulo.
A presidente da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, Norma Cassares, explica que o objetivo é conter a proliferação de fungos. Ela acredita que boa parte do material poderá ser recuperado, com exceção dos documentos escritos com tinta solúvel em água.
http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=253548
Nenhum comentário:
Postar um comentário