segunda-feira, 25 de maio de 2015

Moto - contínuo e o open source (só para crianças)






 veja imagens aqui

Talvez algumas crianças nunca tenham ouvido falar em moto-contínuo, ou em moto-perpétuo, ou em open source, e nunca tenham assistido ao filme nacional Kenoma de Eliane Caffé, com magistral atuação de José Dumont, Matheus Nachtergaele e Jonas Bloch.
Mas nunca é tarde para assistir e para refletir sobre "verdades" que a ciência e a tecnologia  dizem e que consideram imutáveis, assim como o tele transporte, por exemplo, que ainda dizem ser impossível! disse AINDA!! (risos) o senso popular ou outros nem tão populares, continuam tentando criar coisas com este tal de moto - contínuo. No filme Kenoma, o protagonista artesão, torna-se quase um doido tentando criar esta "máquina" que no fim mais parecia ser um monstro perigoso!
O curioso é que este tema sempre esteve presente na minha vida, sou filha de um engenheiro mecânico, que tinha grande brilho nos olhos quando falava sobre isto e meu filho quando criança ficava matutando sobre este tema. Na web podemos encontrar vídeos que mostram experimentos a este respeito e são muito acessados.
O moto - contínuo e o open source  resolveriam grandes questões relativas a energia, a tecnologia... coisas que para nós seres humanos são muito importantes!

O que este filme nos traz de significativo é que precisamos nos considerar capazes de criar coisas de todos os tipos, e que criações não podem só serem coisas de grandes cientistas, ou de grandes empresas de tecnologia e ai então, quem sabe num futuro próximo possamos compreender e expandir o open source : http://opensourceecology.org/
http://www.ecointeligencia.com/2012/09/open-source-ecology/
http://www.ted.com/talks/marcin_jakubowski?language=pt

Nadia Gal Stabile - 25 05 15 









http://www.filmesbrasileiros.net/kenoma/


http://pt.wikipedia.org/wiki/Moto-cont%C3%ADnuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...