ALINE_CRISTINA_DE_OLIVEIRA_ABBONIZIO_rev.pdf (5.08 Mbytes)
Data de Publicação
2013-12-19
Palavras-chave em português
Alto Rio NegroAmazonas
Educação escolar indígena
Inovação educacional
Kotiria (Wanano)
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16122013-153433/pt-br.php
Resumo em português
O objeto desta tese são os aspectos
que distinguem a educação escolar indígena da educação escolar
convencional. Especificamente, dirige-se a processos educacionais que
possam ser classificados como inovadores, ou seja, tentativas de
alteração de práticas educacionais consideradas costumeiras. O objetivo
principal foi definir a educação escolar indígena a partir da relação
que esta estabelece com as aspirações de futuro das comunidades. Para
tanto foi examinada a hipótese de que experiências recentes de
escolarização indígena vêm buscando compatibilizar objetivos escolares
com objetivos comunitários. Esta hipótese foi confirmada no estudo de
caso da Escola Indígena Khumuno Wuu, que fica em território do povo
Kotiria (Wanano), na Comunidade Caruru Cachoeira, alto rio Uaupés, no
município de São Gabriel da Cachoeira, AM, Amazônia brasileira. Conclui
que, ao refletirem sobre o que querem da sua escola, os Kotiria elaboram
e executam seus planos para o contexto atual e para as novas gerações, o
que faz da escola espaço principal de reunião comunitária, debate e
intervenção sobre as condições de vida atuais e futuras.
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/02/19/muito-alem-da-educacao-ambiental/
http://www.institutoiepe.org.br/
http://issuu.com/instituto-socioambiental/docs/educacao_indigena_rn_web
https://rbaniwa.wordpress.com/category/educacao-escolar-indigena-no-rio-negro/
http://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-rio-negro/educacao-escolar-indigena-e-tema-de-seminario-em-iauarete-alto-rio-negro
http://www.revistaforum.com.br/blog/2007/09/gestao_democratica_na_escola_depende_da_articulacao_da_sociedade_diz_helena_singer/
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