quinta-feira, 20 de agosto de 2009
OS HORMÔNIOS E NÓS!!!!!! OXITOCINA E O AMOR
Oxitocina, a química do amor
O oxitocina estimula a união entre as pessoas, a criação de laços estreitos. Ao mesmo tempo, está presente e influi em momentos tão importantes de nossa vida como o processo de se apaixonar, o ato sexual e a chegada ao orgasmo, o parto e a lactação materna.
Ao contrário do que se costuma pensar, os sentimentos não são gerados no coração, mas no cérebro, e com a oxitocina os sentimentos mais duráveis e estáveis do amor e compromisso são fortalecidos, tanto entre o casal como no estreito vínculo que surge entre a mãe e o bebê.
Segundo um estudo realizado por uma equipe de cientistas da universidade de Pisa (Itália) em 2006, enquanto nos primeiros momentos do relacionamento abunda um elemento químico chamado neurotrofina, que provoca o desejo, com o passar do tempo essa substância cede espaço ao hormônio chamado oxitocina.
Hormônios influentes
O frio no estômago, o pulso disparado, o coração que quer sair do peito... todas estas sensações têm uma explicação muito racional.
O psiquiatra José Miguel Gaona explicou à Efe que o amor, embora não soe "especialmente romântico", não deixa de ser uma conjunção de reações químicas, ligadas a outros estímulos como a alimentação, a atividade sexual e as afeições similares.
Esse tipo de reações químicas, que se dão nos momentos de envolvimento e prazerosos, sofre a intervenção da norepinefrina, da dopamina e da feniletilamina. Além disso, elas possuem uma função determinada, como criar vínculos que permitam cuidar da descendência.
Além disso, Joaquín "Vea", professor de Etologia da Universidade de Barcelona, disse à Efe que "as endorfinas estão presentes em maior quantidade no começo do relacionamento e que a oxitocina, produzida depois do orgasmo e quando as mães amamentam seus filhos, cria um vínculo de afecto".
Segundo ele, a relação entre hormônios e relacionamentos não é tão conhecida. "Não existe uma relação clara entre o comportamento e como os humanos vivem esta resposta emocional em nível consciente", ou seja, sabemos que aumenta a produção de endorfinas, mas não o que provoca esse aumento.
A ciência, criadora de amor?
A ciência estuda os mecanismos biológicos do amor e do desamor, problemas que "no futuro poderão ser resolvidos por meio da química", assegurou em julho à EFE o médico e escritor Federico Ortiz Quezada.
O especialista indica em sua obra "Amor e desamor" que "quando duas pessoas se atraem sexualmente, uma cascata de neurotransmissores percorre seu cérebro e seu corpo. Tais agentes são oxitocina, feniletilamina, adrenalina, noradrenalina, serotonina, dopamina, vasopressina e endorfina, assim como os hormônios sexuais testosterona e estrogênios".
Ortiz Quezada explicou que existe "toda uma série de hormônios relacionada ao relacionamento que está sendo investigada, e eles contribuem para que determinado tipo de animal seja fiel".
Além disso, lembrou que a química pode contribuir para solucionar problemas vinculados com a sexualidade, com medicamentos que resolvem problemas de disfunção erétil e menopausa, como a diminuição do desejo sexual, que é solucionada com a testosterona.
Existirá um elixir para a paixão? Será possível no futuro estimular quimicamente a atração? O amor, a confiança e o carinho parecem ter muita relação com os hormônios e são muito mais cerebrais e intelectuais do que imaginamos.
Por Marina Villén
FONTE : http://forum.g-sat.net/archive/index.php/t-102742.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TEMOS MUITO QUE PENSAR E PESQUISAR...Divulgação instigante Nadia, e diante destas propostas fico realmente preocupada...Este assunto dá seminário...Carinho sempre...beijos...
ResponderExcluirBOA TARDE GLÓRIA!! olhe ,acabei de falar com meu filho sobre este assunto aqui,disse ele:: "já pensou se no futuro, a ciência desenvolve mesmo isso e alguém toma este tal hormônio pra melhorar o casamento e se apaixona pela vizinha!!??como se fosse a poção do amor!!?? " kkkkkkk é.... a ciência pode fazer estragos mesmo!!disse meu filho, ele tem 19 anos, é uma criança ainda...rsrsrsrs...disse que muitas vezes a ciência atinge o livre arbítrio das pessoas!! Então Glória, acho que a ciência é mesmo quase sempre polêmica! e que os filósofos tem muito trabalho pela frente!! ou... nunca a filosofia deveria ter sido separada da ciência! antes do Renascimento essas divisões não existiam!! por isso adoro as ideias de Bruno Latour!!(antropologia simétrica) que diz em JAMAIS FOMOS MODERNOS! (nome de seu livro)
ResponderExcluiradoro a ideia dele de que os antropólogos devem estudar uma equipe de cientistas com a mesma metodologia que estudam uma tribo aborígene!! GENIAL!!! descobrir LATOUR me fez muito bem!!!
...e se assim fosse... os antropólogos (filósofos) tomariam conta dos cientistas!!!
rrsrsss ABRAÇÃO Nadia
(Glória, considere que aqui,e sempre ,sou intuitiva e escrevo coisas doidas! ou cheia de lacunas!)
...esqueci... e os tais "Prozacs" e Lexotans" da vida!? as pílulas que fazem "milagres"!!!! kkkkkkk
ResponderExcluirou que anestesiam a todos para continuarem na alienação ou praticarem suicídio!!??? CARAMBA!! a medicina ,a ciência estão cheias de porcarias!! Por exemplo os pesticidas... os conservantes...e toda esta química ridícula que acaba com a gente e com o planeta!
Glória, e a web(muito mais) e a tv divulgam a tres por quatro tudo o que é novidade científica....e aí as pessoas consomem como doidas sem terem o mínimo de senso crítico...a tv que poderia cooperar ,faz o contrário...
Bom, acho que os divulgadores científicos devem estudar filosifia!rsrsrsss
BOA TARDE , beijão
Nadia
NADIA QUERIDA, VC TEM RAZÃO, E NO CURSO DO NJR INVESTIMOS NOS PROFESSORES DE FILOSOFIA QUE SÃO CAROS, MAS NÃO TEM JEITO...E CIRO MARCONDES REVOLUCIONA A TEORIA DA COMUNICAÇÃO COM O "FILOCOM", FILOSOFIA E COMUNICAÇÃO...ACABEI CONHECENDO ATÉ O PENSAMENTO DE HEIDEGGER E OUTROS SÓ POR CAUSA DO CIRO...RSRS...EU POR MIM FICARIA SÓ COM SARTRE, AMOR DOS 18 ANOS ATÉ AGORA...ETERNO...RSRS...MAS AMAMOS O QUE FAZEMOS,POR ISSO DIGO QUE VC É DO GRUPO...BEIJOS...
ResponderExcluirPS...RSRS...SÓ ACEITO O PROZAC OU QUALQUER OUTRA COISA DEPOIS QUE O CIENTISTA PROVA QUE É GÊNIO, E MARAVILHOSO, E SABE TUDO, E TEM A MAIOR INTUÍÇÃO DO MUNDO E CONSIGA FALAR COMIGO, ...RSRS...E MELHOR QUE SEJA LINDO...RSRS...DIFÍCIL NÃO?SERÁ POSSÍVEL?RSRS... MAS ESTOU TBM DIZENDO AS MINHAS VERDADES...RSRS...SONHAR É BOM...BEIJOS...
OOOOOOOOOOOOO!!! GLÓRIA!!! é mesmo!!! já tinha visto que o Ciro é hiper ligado em filosofia!! até na TV USP...o vi falando disto.... e esse Heidegger...CARAMBA!!! primeiro ouvi horrores dele!! até sua ligação com Nazismo, e fiquei horrorizada...mas de repente entrei num consultório de um terapeuta e o cara era filósofo clínico e se ancorava em Heidegger!! enfim....eta cara polêmico heimmmm!!! e Sartre então....rsrsrsrsss desde que eu tinha uns 8 anos ou menos ficava doida pra conseguir ler SURSIS e IDADE DA RAZÃO!!! eram de minha irmã mais velha!(ela havia tentado entrar em psicologia na USP, lá em 1963... ou por aí. mas não deu, era bem difícil na época e olhe que ela era daquelas CDF!! kkkk bom, eu sempre tentava çler esses livros, eram muito complexos pra uma criança....ma até hoje não os li, acredita!! (só se li por osmose!!) kkkk sou leitora muito doida, leio um pedaço de cada livro e largo!! sou portadora de necessidades especiais em leitura!! kkkkkkk GLÓRIA!! abração e agradeço o papo!! FILOCOM!!! muito bom!!!
ResponderExcluirmande os meus parabéns pro Ciro!! (adorava o CIRO MONTEIRO da caixinha de fósforos!! desde criança!!rsrsrssss)
RSRS...EU ADORO O CIRO MARCONDES MESMO...RSRS...E TODO MUNDO FICA ASSUSTADO PQ ELE PARECE SER MUITO FORMAL, EU ENTRO NA SALA DE AULA E NOS ABRAÇAMOS MUITO...RSRSRS...E DIGO AMORE, CHEGUEI...E RIMOS MUITO...DAÍ QUEBRA O GELO...MAS ASSUNTO SÉRIO É O HEIDEGGER...DERRIDA, UM MÊS ANTES DE MORRER PASSOU PELO BRASIL E DISSE QUE DEVÍAMOS ESTUDAR AS COISAS BOAS QUE ELE TINHA, MAS NUNCA PERDOÁ-LO POR TER ENTREGUE SEU PROFESSOR, HURSSEL, UM JUDEU, AOS ALEMÃES...CONCORDO...NUNCA O PERDÃO PARA ELE...E VIVO BRIGANDO ATÉ COM CIRO...ADORO ISTO...BEIJOS...
ResponderExcluir