terça-feira, 25 de agosto de 2009

FOTO SÃO JOÃO
















João Braz da Silva, 70 anos, fotografa os festejos pelo Brasil há aproximadamente 47 anos. Natural de Lagoa dos Gatos, Pernambuco, se criou em Juazeiro do Norte, para onde foi com os pais aos quatro meses de vida.
Encostei em sua tenda-estúdio na verdade para conversar com Isaías, que era quem estava fotografando os romeiros e eis que seu João ficou ali, rodeando a conversa. Passei a fitá-lo com mais atenção, pois ele me olhava como se me conhecesse ou então como se eu devesse conhecê-lo. Perguntei: o senhor não trabalhava em Bom Jesus da Lapa? A resposta veio afirmativa e pensei ter desvendado o pequeno mistério, mas seu João fez questão de que eu soubesse mais e começou a contar. João Braz da Silva é o homem, fotógrafo de verdade, que emprestou todo o seu equipamento e assumiu o papel de fotógrafo lambe-lambe no filme Central do Brasil, de Walter Sales. Aproveitei para sanar uma dúvida que me perseguia: em que raio de romaria foi rodada a cena, para mim uma das mais marcantes do filme? Foi então que seu João me explicou que a cena foi filmada em Cruzeiro do Nordeste, pequena cidade pernambucana, e que igreja, santuário e tudo o mais foram cenários erguidos pela produção. "Aquela romaria não existe, meu filho".


FONTE : http://orelhaempe.blogspot.com/2007_11_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...