(...)Segundo psiquiatras, colecionar é uma atividade absolutamente normal. Todos as pessoas colecionam algo, mesmo que não percebam. Podem ser caixas de fósforo, chaveiros, sapatos, etc. Inadvertidamente ou não, sempre colecionam alguma coisa. Felizmente, é algo absolutamente normal. Podem ficar tranqüilos, pois anormais são aqueles que não se interessam por nenhuma outra atividade, além de sua atividade cotidiana, às vezes nem mesmo por ela...
Para se ter uma idéia da importância do colecionismo,diversos países introduziram uma das formas de colecionismo, a Filatelia, em seus curriculuns escolares, considerando-se a sua importância didática, histórica e cultural. A Filatelia, particularmente a Filatelia Temática, promove e supera metas pedagógicas, ao se basear numa idéia central, diretriz, que se desenvolve através dos selos postais.(...)
FONTE : http://www.fefiesp.com.br/artigo13.htm.
(...) o Study está decorado por antigüidades gregas, romanas e orientais, uma vez que Freud adorava arqueologia. Conta a história que ele teria confessado: "Minha paixão por colecionar antigüidades só perde para a paixão de fumar um charuto." Estes objetos, porém, não tinham apenas uma função decorativa ou eram somente o reflexo de um colecionador apaixonado.
Segundo o próprio Freud, ele os utilizava em sessões de análise para ilustrar o funcionamento da mente humana. E exemplificava a diferença entre o consciente, mutável e superficial, e o inconsciente, imutável e profundo, dizendo: "Estes objetos foram encontrados em caixões e só foram preservados por terem sidos enterrados um dia."(...) http://srv-net.diariopopular.com.br/20_01_02/thais_russomano.html
************************************************************
Muita gente compra livros e os coloca na estante e lá ficam, só de saberem que os livros estão lá ficam tranquilas, mas por que ficam tranquilas?
Coleções dão muito trabalho, as de livros são hiper complicadas, livros empoeiram, criam muitos parasitas,
e fazem seus donos sentirem-se muito egoístas,afinal, tanto conhecimento ali parado, estagnado, com tantas pessoas que não possuem nem mesmo um livro em suas casas!
Na época da ditadura o colecionismo era de certa forma motivado nas escolas e universidades...mas não me pergunte o pôrque!... só sei que até hoje me sinto recalcada por ter sido condicionada a isso!
Este blog pode ter muito deste meu recalque arqueológico! ou talvez não! embora ele seja um grande arquivo de trechos de teses, artigos, reportagens, editoriais ,poesias, frases, músicas...não...não...não é uma coleção não!! kkkkkkkk (isto falo sobre a minha participação aqui, sobre os outros colaboradores ...aí é outra história!)
Nadia Stabile - 21/09/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário