segunda-feira, 28 de setembro de 2009

NOTÍCIAS ABRADIC - N° 100 - Setembro de 2009 - PARABÉNS ABRADIC - NJR PELO 100º BOLETIM (clique aqui para ler o boletim)





NOTÍCIAS ABRADIC - N° 100 - Setembro de 2009
Nesta edição:
A Cátedra Unesco NJR ECA-USP e a Escola de São Paulo lançam livros com sucesso
Glória Kreinz

Divulgação Científica no Séc. XXI:
Poeta do Orkut - Marcelo Roque - "Hubble"

Médicos da USP corrigem estenose de traqueia ainda durante a infância
Yuri Gonzaga

A Linguagem do Videogame
Leandro Stein

Notícia em Movimento
Homenagem aos 70 anos da morte de Freud
Marcelo Roque, Mariana Queen Nwabasili e Secos e Molhados

O uso da imagem na divulgação científica: Os Cientistas
João Garcia





A equipe NJR comemora junto com os seus leitores a centésima edição do boletim "Notícias Abradic"
A Cátedra Unesco NJR ECA-USP e a Escola de São Paulo lançam livros com sucesso
Glória Kreinz

Mauro Wilton de Souza, diretor da ECA/USP, professores, alunos, convidados e um público diverso, participaram no dia 1º de setembro, às 18 horas, no Departamento de Jornalismo e Editoração, do lançamento de quatro livros pela Escola de São Paulo de Estudos Comunicacionais, entre eles o Dicionário da Comunicação, que tem Ciro Marcondes Filho como organizador.

Na primeira página do Dicionário da Comunicação o prof. Ciro Marcondes Filho faz um agradecimento aos colaboradores, dizendo:

“Aos amigos e colaboradores da Escola de São Paulo, que durante duas décadas me acompanharam nesta caminhada em busca de uma definição da comunicação e na proposição de um procedimento investigativo que se constrói e se atualiza a cada nova pesquisa”.

Em outro livro lançado no mesmo evento, Divulgação Científica: Olhares, Vol. XII da Coleção Divulgação Científica do NJR-ECA/USP, que sedia a Cátedra UNESCO NJR/ECA/USP, há um esclarecimento do que seja a Escola de São Paulo, e também os integrantes de suas diversas fases. Os artigos escritos por Ciro Marcondes Filho e Glória Kreinz elucidam etapas do desenvolvimento da Escola de São Paulo, e sua história, da qual faz parte o Filocom e os projetos desenvolvidos no campo da filosofia e comunicação por parte do prof. Ciro Marcondes Filho.

Divulgação Científica, Olhares tenta sistematizar posturas, em nome do avanço da divulgação científica brasileira. Os organizadores foram Glória Kreinz, Ciro Marcondes Filho e Crodowaldo Pavan, in memorian. O depoimento de Célio da Cunha por ocasião da morte de Pavan é um dos pontos relevantes.

Mais dois livros de autoria de Ciro Marcondes Filho, também lançados, foram: Ser Jornalista- A Língua como Barbárie e a Notícia como Mercadoria, Vol. 1; e Ser Jornalista- O Desafio das Tecnologias e o Fim das Ilusões, Vol. 2. Estas produções consolidam a produção da Cátedra UNESCO NJR/ECA/USP, na comunicação/divulgação científica como área de conhecimento.

Um comentário:

  1. BANNER DO NJR/ECA/USP DE AUTORIA DE NADIA GAL STABILE...

    OBRIGADA NADIA...É BOM COMEMORARMOS 100 NÚMEROS COM VC E O SARU PARA TODOS NO EXPEDIENTE DA ABRADIC...É UM ORGULHO...BEIJOS...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...