quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Anti-Édipo de Deleuze e Guattari; Introdução a Esquizoanálise - Eugene Holland

Anti-Édipo, o primeiro esforço colaborativo de Deleuze e Guattari, radicalizou a filosofia pós -moderna e pós-estruturalista. Eugene W. Holland fornece a primeira introdução acessível e compreensível ao seu trabalho vasto e complicado. Holland explora como Deleuze e Guattari articulam as interações entre três principais pensadores materialistas da modernidade : Freud, Marx e Nietzsche, e examina o papel da esquizoanálise, a radical psiquiatria materialista de Deleuze e Guattari. Guia indispensável ao Anti-Édipo, o livro celebra não só a importância e rigor do trabalho dos filósofos, como também destaca suas duradouras implicações no debate continuo sobre o marxismo, ambientalismo e feminismo.

7 comentários:

  1. oi..estou lendo (re) lendo...Mil Platôs,esse livro visionario do D&G, pois me interessava e interessa muito o abordagem ao Rizoma, mas como o proprio delleuze diz detestar a palavra interpretar pois é uma maneira de crer e de ser piedoso, tento linkar para outros assuntos, como os proprios autores dizem que tomaram por principio os cut ups de burroughs que pensava(burroughs)um pensamento liberto da monitoraçao midiática..seria isso o conceito principal do Rizoma?????????? seria nadia?? gloria? e afins...

    ResponderExcluir
  2. Amore, vc e o rizoma? rsrs...No início da primavera? rsrs acordando e lendo isso e rindo muito...Acho que Delleuze trabalha rizoma como conceito de superfície, liberdade do significante deslizar sobre o significado, sem qualquer raiz...afinal, por isso rizoma...rsrsrs...apenas superfície...rsrs...E mais, qdo pensam significante/significado no Anti Èdipo sobre Lacan, creio que caindo em si descobriram o deslisamento/ a superfície e o rizoma...rsrs...mas quem sabe?rsrs... superfícies, deslisamentos, aparências?...Amei comemorar FREUD assim...com rizoma de superfíficie...me emocionei...sabido...beijos...

    ResponderExcluir
  3. rsrs...qdo falei em rizoma,fenômeno de superfície, usei o termo da botânica...rsrs...sem raiz...diferente de árvore que tem raiz...o rizoma só tem a parte fora...rsrs...nada dentro...rsrs...nenhum monitoramento...rsrs...o texto que a Nadia citou confirmou...rsrs...mas confirmou o quê?...rsrs...supefícies?...rsrs...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acho que confirmou que FREUD mesmo um grande cara!!!...por isso Sartre apaixonado por ele...o desafio que Sartre sempre enfrentou...Amores meus...Sempre comigo...beijos...

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE GLÓRIA!! caramba!! eu não manjo nada disso!! só postei aqui pra fazer algo como uma crítica a psicanálise!! mas fiquei curiosa sobre SARTE E FREUD!! mande um link da web se tiver!! que eu posto aqui!! GLÓRIA!!! vc é que é a mestra!! eu sou apenas uma inculta latina americana!!kkkkk Mas acho bem legal o que Gaiarsa fala de Freud e Reich... e este livro de Marcuse ainda não li... e nem nada de D&G...pura ação blogueira....sabe? INDICAR LEITURAS!!! só isso!! só isso!! entenda GRANDE MESTRA!!! aqui neste blog...lembra-se!? mistura, mistura, liberdade!! e vontade de aprender... blogs podem ser melhores do que EAD...educação a distância...é muito distante mesmo!! kkkk é melhor estar num blog com mestras e jornalistas e poetas e etc.... ABRAÇÃO!! (sobre os RIZOMAS...adorei a aula!! me interesso por isso...sei que isso tem muito a ver com INTERNET!! e etc...e se isso não tem nada a ver com FREUD........sei lá....mas não seria nosso inconsciente um grande caos... !!??
    nosso inconsciente teria algo a ver com FRACTAIS!? pura suposição...desculpe "minhas ignorâncias!" beijões

    ResponderExcluir
  6. OOOOO GLÓRIA ,o primeiro comentário é do tal do FELLINI?...não meu... AAHH!! e o livro de Marcuse...eu postei noutro lugar. é o EROS E CIVILIZAÇÃO....caramba caramba....nunca li os MIL PLATÔS.... gostaria de ler....mas...
    talvez preferisse ler antes EROS E CIVILIZAÇÃO de MARCUSE. e é isso, beijão pros dois!

    ResponderExcluir
  7. O TAL FELLINI PROVOCOU A GENTE, RSRS...EU + VC PARA COMEMORARMOS FREUD...GOSTO DELE E ELE DE NÓS...RSRS...ACHO...RSRS...É, VC TEM RAZÃO, RIZOMAS E INTERNET FENÔMENOS DE SUPERFÍCIE...BEIJOS...ALUNOS NA USP JÁ TOMARAM O PODER...RSRS...SAINDO CORRENDO...RSRS...BEIJOS...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...