quarta-feira, 30 de setembro de 2009

COMEMORANDO A PRIMAVERA COM MARCELO ROQUE, E TEXTO SOBRE BALLET DE RAQUEL NUNES: O SARAU PARA TODOS É MULTIARTE E DANÇA...GLÓRIA KREINZ DIVULGA


Dança

Sob luzes invisíveis,
flutuam os corpos devagar;
para além do tempo,
do espaço,
e dos sonhos ...

Marcelo Roque


Dançando

Dança você,
dançamos nós,
e danço eu...
Sonhos visíveis,
pefumes e rosas,
corpos no espaço,
música de um Deus...

Glória kreinz

Breve história do ballet no Brasil
http://www.raquelballet.com.br
RAQUEL NUNES

Pode-se dizer que a história do balé no Brasil começou em 1927, com a vinda da bailarina russa Maria Oleneva para o Rio de Janeiro. Ela fundou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal, que se tornou o principal centro de formação de bailarinos no país.
Depois de Oleneva, vieram outros europeus, como o tcheco Vaslav Veltchek, que a partir de 1939 deu novo impulso ao balé no Brasil, como coreógrafo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e organizador da escola de bailados da prefeitura paulistana. Mais tarde participou da fundação do Ballet do IV Centenário de São Paulo e no Rio de Janeiro fundou o Conjunto Coreográfico Brasileiro. Veltchek elaborou várias coreografias baseadas no folclore brasileiro, como Uirapuru, de Villa-Lobos, e Festa da roça, com música de José Siqueira.
Outro nome importante é o de Tatiana Leskova, que a partir de 1945 atuou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, primeiro como bailarina e depois como mestre de balé e coreógrafa. Juntamente com Igor Schwezoff, participou em 1946 da formação do Balé da Juventude. As inovações do balé moderno foram trazidas ao Brasil em 1949 pelos Ballets des Champs-Elysées. Aqui ficou como mestre um de seus integrantes, Pierre Klimov. Eugênia Feodorova chegou ao Brasil em 1955, atuando como mestre de balé e coreógrafa do corpo de baile do Teatro Municipal. E em 1962 foi chamado para trabalhar no Rio de Janeiro o coreógrafo e maître-de-ballet William Dollar.
O balé contemporâneo desenvolveu-se com Nina Verchinina, ex-integrante do Ballet Russe du Colonel de Basil, que deu uma das mais decisivas contribuições à dança brasileira, com sua companhia particular. Outros nomes que sobressaíram foram os de Berta Rosanova, Sandra Diecken, David Dupré, Dennis Gray, Artur Ferreira e vários outros, como bailarinos ou como coreógrafos e divulgadores. Bailarinas brasileiras que se destacaram no exterior foram Márcia Haydée, Beatriz Consuelo, Ivonne Weyer e Eleonora Oliosi.
O Teatro Municipal de São Paulo possui uma grande escola, fundada em 1940 e oficializada em 1947. A Universidade Federal da Bahia, em Salvador, tem um curso de dança, agregado a sua Escola de Teatro. E são milhares os cursos independentes em todo o Brasil, sobretudo em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
A técnica acadêmica do balé, como concebida hoje, é russa e resultou da fusão dos estilos italiano e francês. O estilo italiano desenvolveu-se acrobaticamente, caracterizando-se pelo allegro, movimentos vivos, angulosos, com certa rigidez. Os braços estendidos vigorosamente, a velocidade, a técnica, o virtuosismo são suas marcas. No estilo francês destacam-se a graça, a leveza, os movimentos arredondados, braços leves, o adagio.
Dessas duas escolas resultou uma fusão ideal no estilo russo do século XIX: a graça de uma e o virtuosismo da outra, aliados ao temperamento emotivo do povo russo. Os bailarinos russos fizeram uma síntese, tirando de cada uma o que tinha de melhor.

Entre as obras brasileiras de ballet que mais se destacaram, temos: Uirapuru, O Garatuja, O Descobrimento do Brasil, Maracatu de Chico Rei e Salamanca do Jarau.


Fonte: www.emdiv.com.br

3 comentários:

  1. (...)O estilo italiano desenvolveu-se acrobaticamente, caracterizando-se pelo allegro, movimentos vivos, angulosos, com certa rigidez. Os braços estendidos vigorosamente, a velocidade, a técnica, o virtuosismo são suas marcas.(...)

    INTERESSANTE!!! não sabia disto...é bom saber que a etnia de meus avós está presente no ballet!! e lembro sempre do Ballet Berioska!!! passavam programas na tv ...lembra-se Glória? era muito legal!!! meu pai, minha mãe e eu babávamos com aquela perfeição sincronizada dos bailarinos!! sua filha é novinha,certamente não pegou esta época do Ballet Berioska!! mas deve ter visto outras danças extraordinárias que muitos nunca viram!! PARABÉNS PRA RAQUEL!!! ela está divina nesta foto!! BELA SOBRINHA!!! FELICIDADES!!! e muitos padedês!! e etc.... (é assim que se escreve?kkkkkk) como somos incultos!!! mama mia!!! ABRAÇÕES PRAS DUAS!!!
    NADIA

    ResponderExcluir
  2. Que importa o nome, se nossos filhos sorriem Romeu encontra Julieta, e Shakespeare pergunta glorioso na cena do balcão:Uma rosa deixaria de ter seu perfume se não se chamasse rosa?...e Umberto Eco acrescenta...O Nome Da Rosa...rsrs...afinal, qual o nome do que nunca esqueceremos?e que importa se mora em nós? rsrs...eu vi Nuryeve dançar...rsrs...beijos...é primavera...

    ResponderExcluir
  3. LINDO!!! que bom que vc pode assistir NURYEVE!!! abração...."O NOME DA ROSA" que interessante...GRANDE UMBERTO ECO!!! que seria deste mundo sem os boteiros!?kkkkk Nadia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...