quarta-feira, 12 de maio de 2010

MEMÓRIA VIVA

Pensar que em épocas mais amenas, tive tempo para discutir política, futebol, decifrar mensagens subliminares de filmes e músicas...
Um história é válida, reconhecendo a infantilidade do meu relato, diante do nível dos colaboradores deste blog.
Eu estudante ainda muito jovem, entediada com longas explanações e exercícios gramaticais, cursando o ensino secundário, desviei a atenção de meu professor de Português e estava em altos papos paralelos com amigas de classe.
Fui advertida com rigor e desafiada pelo meu mestre:
- Você é tão engraçadinha, dispersa. Vai ter a chance de mostrar toda o seu potencial neste exato momento. Estou convocando todas as classes, diretoria e professores, para sabatinar você no palco de nosso auditório.
Eu, entre atônita e perplexa, mas com a vitalidade e espírito de jovem anarquista (rsss) aceitei a tarefa de forma altiva.
Lá fomos para o auditório, que rapidamente ficou repleto.
Eu, firme (como uma geléia) no palco, aguardava o bombardeio de meu professor

Disse-me ele então:

- Recite e resuma a mensagem camuflada, contida em alguma  letra de música à sua escolha.

Fã incondicional do injustiçado e já falecido cantor e compositor Taiguara, coloquei-me imediatamente a recitar, diante do olhar aguçado da platéia :

" AMO O VERDE CLARO QUE CIRCUNDA
  AS PUPILAS VIVAS DE LUIZA
  O AMARELO AMENO EM SEU CABELO
  OURO VELHO, PALHA,COBRE, FENO
  AMO O AZUL,  MISTÉRIO DESSA ESFERA
  ONDE HABITA O SOL DE NOSSAS VIDAS
  BRANCO, ESSE AMOR PURO E SEM FRONTEIRAS
  SONHA FECUNDAR A TERRA INTEIRA ...

  ESSA PEQUENA, AGORA EU SEI PORQUE ELA ME AMARRA
  ELA TEM MEDO, DO BERRO, DOS ACORDES DA GUITARRA
  ESSA PEQUENA, EU QUERO TRABALHAR, ELA NÃO DEIXA
  ESSA PEQUENA, EU QUERO DAR AMOR, ELA SE QUEIXA
  ELA ME ENGANA, DEPOIS VEM CENSURAR MINHA CONDUTA
  ESSA PEQUENA,NÃO PASSA DE UMA VÃ ...
  NÃO TEM A MENTE SÃ, ESSA PEQUENA."

- O título dessa música é "Prá Luiza" e eu assisti ao show do Taiguara despedindo-se do Brasil, antes de seu exílio. Do lado de fora do Teatro Ruth Escobar, a polícia fortemente armada, esperava a saída de todos aqueles que contrariando ordens superiores e apelos familiares, insistiram em prestigiar um dos grandes poetas de nosso tempo.
Fui levada com outros tantos para averiguações no DOPS e aqui estou, sã e salva, e cada vez mais impertinente.

A mensagem da música é óbvia: uma contundente crítica à Bandeira Brasileira, símbolo maior de nosso país, desonrada pela ignorância da censura, que sem entender absolutamente nada sobre poesia ou música, tolamente deixou que essa música fosse gravada.
É isso mesmo, a Pátria tem medo quando a voz do povo se ergue e berra, da mesma forma que a força policial se volta contra todos aqueles que lutam pela individualidade e democracia, liberdade de expressão e de trabalho,  numa grande orgia de Ordem e Progresso.

Meu professor e diretor ficaram estáticos, para logo em seguida seguirem os meus colegas que me aplaudiram cheios de entusiasmo !

A lição maior está no fato de que naquela época, a despeito de toda a dureza de nosso sistema, as escolas públicas instigavam, sabatinavam, incluiam no seu currículo demonstrações artísticas, deixando fluir qualidades e dons de seus alunos, independente de sua condição ou classe social.
Já tivemos um ensino público com muito mais qualidade e lamentavelmente vimos essa força diluir-se, obrigando a todos que necessitem ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente,  serem forçados a migrar para o ensino particular. Caso contrário, ficarão entre os relegados a um segundo plano.
Quantos dentre nossos jovens, tem um potencial muito maior do que imaginamos ?
Não adianta criticar a falta de idéias, inabilidade na escrita, na postura diante do público e adesão a planos ilícitos como o roubo das provas do ENEM.
Há que se ter consciência que a CULTURA e EDUCAÇÃO são os grandes pilares para uma sociedade mais forte, mais justa e mais lúcida.
O ser humano não pode ser limitado em seu poder de criação, descobertas e pesquisas.
Só os bem-nascidos tem direito a vencer ?
Se muitos somente criticam e se conformam com essa cruel realidade, por favor, quando sair apague as luzes ... FUI !

Gina/12.04.10

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...