domingo, 9 de maio de 2010

"ESCOLA" PARA MÃES E PAIS !?

Sou mãe e hoje irei fazer uma auto crítica de minha atuação neste papel pra lá de fundamental!
Ser mãe ou pai não é nenhuma brincadeira!
os pais estão na base da sociedade porque deles depende algo vital:
A AUTONOMIA DAS PESSOAS
se você é mãe preocupada com o filho,fará como eu faço,
cuida dele com todo carinho e dedicação, faz a comida, lava as roupas dele,
enfim, faz tudo aquilo que ele deveria estar fazendo por ele desde uns 10 ou 12 anos.
Mordomia estraga as crianças! Desde que a infância foi inventada, aqui em nossos tempos modernos,
os pais começaram a paparicar demais seus filhos,tudo para ficar bonito aos vizinhos!
Se existe um estatuto para a proteção das crianças e adolescentes, muito bem! existe e deve ser respeitado,
porém a criança pode e deve aprender desde pequena a dar conta de suas coisas,
trabalhar para o pai e para mãe não estaria mesmo de acordo com tal estatuto, o ECA,
mas todos sabemos da situação de muitas famílias no Brasil que deixam a cargo de meninas de menos de 10 anos, geralmente,todo o serviço doméstico e o cuidado dos irmãos mais novos, enquanto a mãe e o pai saem para trabalhar! então este estatuto estaria funcionando só para uma mínima parcela de nossa sociedade!
Outro dia um bloguueiro de nossa rede, que é fotógrafo foi denunciado ao Google por ter tirado uma foto e publicado em seu blog sobre a situação péssima de crianças de rua!
Muito bem, o Google tem seus termos de uso, e o Brasil deveria ter mais atenção às mães e suas crianças!
Como sabemos as leis e os estatutos quase nunca pegam neste país!
A minha missão aqui neste blog, daqui para frente espero que seja encaminhada a estes problemas graves relacionados a educação, tanto das crianças como dos pais das crianças e dos professores!
Acredito que as escolas deveriam investir muito mais seu tempo na educação dos pais dos alunos!
E o governo e as ongs deveriam investir muito mais na educação dos professores!
Deveriam financiar o desenvolvimento tão urgente dos professores! Deveriam PAGAR PARA OS PROFESSORES ESTUDAREM! toda sociedade deveria estar preocupada com isso!
OS PAIS PRECISAM SE COMPENETRAR DE QUE TUDO PARTE DA BOA EDUCAÇÃO!
SE COLOCARAM FILHOS NO MUNDO PRECISAM PARAR DE FRESCURAS E DE FUTILIDADES, E DEIXAR DE MIMAR AS CRIANÇAS!! CRIANÇAS MERECEM RESPEITO COMO QUALQUER OUTRO SER HUMANO!
Sabemos que existem garotos altamente machistas que não cooperam em nada dentro de uma casa, julgando que tarefas domésticas são para as "mulherzinhas"!
E garotas que acham que trabalho doméstico é algo que as diminui . Todos estes equívocos que os pais apoiam, ou se alienam de discutir com seus filhos, são a semente de uma sociedade totalmente equivocada ,
totalmente injusta e que acaba por desrespeitar os profissionais dessas áreas domésticas ou das áreas manuais !  Quando será que as pessoas irão perceber que para evoluírem precisarão valorizar a autonomia, tanto delas como de seus filhos! não...mas as mães se orgulham de serem escravas de seus filhos e marido!!!

PARA MIM AS MÃES ESTÃO MUITO ABAIXO DO QUE PODERIAM SER!!!
MEU PRESENTE PARA AS MÃES SERIA!!! "ESCOLA" PARA MÃES!!
MÃES,VOLTEM A DAR VALOR A SI PRÓPRIAS!! ESTUDEM , PESQUISEM!
USEM A INTERNET PARA ISSO! DEÊM BOM EXEMPLO PARA SEUS FILHOS!

Nadia Stabile - 09/05/2010

 COLOCO AQUI AGORA UM TRECHO DO RESUMO DO LIVRO DE PAULO FREIRE : "PEDAGOGIA DA AUTONOMIA"
http://pt.shvoong.com/books/470147-pedagogia-da-autonomia-paulo-freire/


O prof. Paulo Freire mostra que ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção do saber. Ensinar exige muitos fatores, estes são citados de forma clara e conclusiva. Uma das primeiras exigências é a rigorosidade metódica, o Educador norteando-se por este saber deve reforçar a capacidade crítica do educando auxiliando-o a tornar-se criador, investigador, inquieto, rigorosamente curioso, humilde e persistente ; O facilitador deve ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo. Os conhecimentos contidos nos livros são muito importantes, porém ter apenas estes saberes e não estar antenado com a realidade do seu mundo, sabendo das necessidades e ocorrências do seu país, sua cidade, seu bairro e ainda de sua rua é pensar errado. O professor precisa pensar certo para só então ensinar a pensar certo.Ensinar exige pesquisa, o autor deixa claro neste estudo que, ensino sem pesquisa não é ensino, pesquisa e ensino estão intrisicamente relacionados. Ensinar exige respeito aos saberes do educando, o facilitador segundo sugestão do autor deve discutir com os alunos a realidade concreta a que se deve associar a disciplina, estabelecendo uma familiaridade entre os saberes curriculares fundamentais e a experiência social de cada um dos aprendizes. Ensinar exige criticidade, ter uma postura de curiosidade e inquietação indagadora e dicernidora.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...