Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "POLÊMICA : RELIGIÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS":
Em nome da educação um cuidado se faz urgente: a Formação Humana Integral nas escolas públicas. Quanto ao Ensino Religioso, os aspectos informativos da cultura geral religiosa já são contemplados na disciplina “História”. E quanto ao aprofundamento prático, o lugar mais indicado são as várias igrejas que recebem as pessoas com prazer.
As crianças e os adolescentes clamam uma ajuda na formação da personalidade. Faz-se necessário na escola uma disciplina com a mesma seriedade da matemática e da língua portuguesa que tenha o foco na formação humana. Não dá para ser um conteúdo apenas transversal. Ele deve ser transversal, mas com uma disciplina daquele conteúdo. Como o aluno vai entender que os princípios (ético/moral; físico/corporal; mental/psicológico; espiritual/transcendental; mundial/cosmológico; etc.) fundamentais para a vida equilibrada e saudável são importantes, se não fazem parte do currículo escolar como fazem as outras disciplinas? E ainda mais se se tratar de uma disciplina de “matrícula facultativa”?
Faz-se urgente um curso de graduação e pós-graduação específico para a formação de profissionais em vista da formação humana nas escolas. Conteúdo não falta para tal. Já o Ensino Religioso cada Igreja tem os seus princípios e até mesmo os seus cursos para quem deseja aprofundar.
Não dá mais para fingir que não estamos vivenciando um desnorteamento e uma superficialidade na escolas quanto à seriedade que o futuro exige do ser humano. Aumenta cada vez mais o despreparo dos alunos para a vida que em grande parte provém do desequilíbrio social/familiar cujo peso recai sobre as escolas. Há de se ter uma formação que conte com todas as áreas para que o mínimo indispensável para uma vida integrada saudável seja repassado aos alunos ( a área da saúde, do jurídico, da segurança, os valores universais, etc.); o que uma Formação Humana deve abraçar considerando o conjunto destes princípios na vida. A salvação não se dá sem a humanização.
Vamos lutar em favor de um futuro melhor para as crianças e os adolescentes! Para mim a Formação Humana nas Escolas com profissionais especificamente da área é uma porta favorável e eficaz para uma grande mudança nos procedimentos didático pedagógico nas Escolas. Porém um curso especificamente com este foco parece que ainda não existe. Não é a filosofia e nem a teologia. É mesmo a formação integral para a vida.
Professora
Juscelana Maria Dias
LINK DA POSTAGEM : http://sarauxyz.blogspot.com/2009/09/polemica-religiao-nas-escolas-publicas.html
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Respondo a este comentário que este curso que a professora propõe com foco na formação humana ,não deveria existir isoladamente,deveria sim haver uma mudança radical na universidade e em todos os níveis da educação,desde a pré-escola!!
Como isso poderia demorar muito, proponho que o governo conheça a ASSOCIAÇÂO POLITEIA,e isto não é propaganda comercial, isto é total convicção por experiência própria de que esta associação formada por sociólogos ,pedagogos e etc da USP, GENIAIS!! onde uma grande mulher : HELENA SINGER, encabeça esta associação e tem total competência para colocar nossa educação nas alturas! Neste curso que fiz em 2005 falou-se sim sobre religião através da obra de Tolstói.
Este grande pensador que fez crítica vital ao cristianismo e aos que se consideram cristãos e que nunca foram de verdade! Outra grande referência ao humanismo ali tratada foi Janusz Korczak ,que foi um médico educador judeu e que por conta de seu humanismo e amor a suas crianças, preferiu morrer nas câmaras de gás do Nazismo (junto com as crianças), a ter de negociar a própria vida com Hitler!
Enfim, alguns autores esquecidos pela história foram relembrados neste curso hiper humanizante e hiper realista, nos colocando com os dois pés e a alma neste mundo doido de hoje onde as tecnologias precisam urgentemente serem reconhecidas e absorvidas por todos nós antes que elas nos engulam! Por tanto professora Juscelana, pode acreditar que um curso já existe para humanizar de verdade os trabalhadores da educação!! e este curso qualquer pessoa pode fazer, não precisa ser graduado, pós graduado, mestrando ou nada disso!! é preciso ter tido a vontade e a consciência de que se tem uma missão na vida! a de ser ser humano e cooperar com este mundo!!
*livros de JANUSZ KORCZAK : "COMO AMAR UMA CRIANÇA" e
"QUANDO EU VOLTAR A SER CRIANÇA"
LIVRO DE TOLSTÓI : "O REINO DE DEUS ESTÁ EM VÓS"
LIVRO DE ROUSSEAU : "EMÍLIO"
LIVRO DE HELENA SINGER : "REPÚBLICA DE CRIANÇAS"
LIVRO DE IVAN ILLICH : "SOCIEDADE SEM ESCOLAS"
LIVRO DE PAULO FREIRE : "PEDAGOGIA DA AUTONOMIA"
**lógico que há muitos outros livros
SITE DA ASSOCIAÇÃO POLITEIA : http://www.politeia.org.br/tiki-index.php
Nadia Stabile - 10/09/09
Agradecemos o comentário de "anônimo", que converge com o que propomos. Aplaudimos os cursos oferecidos por POLITEIA. Nossa proposta, porém se situa em outro nível.
ResponderExcluirNossa proposta:
A. A Formação Humana (FH) seja disciplina curricular obrigatória desde o Ensino Fundamental na Escola Pública.
Razões:
1. A Escola Pública, mais que a Escola Particular, corre o risco de se tornar um mero depósito de crianças e adolescentes, sem dimensão educacional e, muito menos, humanizadora.
2. A suposição de que a FH seja proporcionada de modo transversal (não curricular, mas presente no conjunto da educação escolar) não se verifica.
3. É preciso que haja um momento em que a FH seja explicitada (além de estar presente transversalmente na educação como um todo); o que não é articulado explicitamente corre o risco de ficar esquecido.
4. Esta disciplina deve ser oferecida como aula igual às outras, com obrigatoriedade e devida avaliação. Não sendo assim, será percebida, consciente ou inconscientemente, como menos importante.
5. Tal disciplina não pode ser substituída por outras disciplinas (como sejam, ensino de Arte, Educação Física, Ensino Religioso), embora deva ter com estas, como também com as outras (Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia), laços intensos.
B. Para tanto, é preciso a formação específica de profissionais em nível de graduação (bacharelado/ licenciatura) e pós-graduação (especialização/ mestrado/ doutorado).
C. Esta proposta deve ser abraçada pelas instâncias qualificadas que são, para o Ensino Público Fundamental, os Municípios (LDB 11) e os Estados (LDB 10). Estas instâncias têm plena autonomia para organizar tal disciplina, como prescreve o art. 27.1 da LDB: “Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: I. A difusão dos valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática”.
Juscelana Maria Dias.julanadias@yahoo.com.br
PROFESSORA, agradeço sua visita...mas só queria dizer que o "anônimo" é a senhora mesmo!!
ResponderExcluirAconselho-a a abrir um perfil no Blogger, assim não será mais anônima na blogosfera!! e se a senhora quer mesmo continuar a ser uma grande educadora, deveria acompanhar os ritmos tecnológicos!! entender de verdade o ser humano hoje está implicito em entender estas novas ferramentas que surgem!! felicidades!!!
AAHH!! sobre esta nova disciplina que a senhora acredita fará a diferença, pra mim é nula!! pois o que é preciso mesmo é uma total reformulação das escolas, e isto quer dizer exaTAmente, a DESCONSTRUÇÃO TOTAL DO QUE ESTÁ AÍ!!!....e pra que isso aconteça é preciso primeiro a sua mentalidade mudar radicalmente também....assim como a da maioria dos educadores!!! ABAIXO A ESCOLA TRADICIONAL!!! ABAIXO a escola do só pra constar!!!
ABAIXO A ESCOLA DE LINHA DE MONTAGEM!!! ESTUDANTE NÃO É PRODUTO!!! até
NADIA STABILE