sexta-feira, 5 de junho de 2009

O CRIME DA APOSTILA - Paulo Ghiraldelli Jr

Para o amigo e mestre fora da sala de aula, Luís Milanesi


Os escritores deveriam estar preocupados. Os professores também. O Ministro da Educação deveria dar atenção ao assunto. E nossa mídia independente precisaria começar a agir. É que o futuro do livro está ameaçado. Seriamente ameaçado.


Não pensem que estou falando do futuro do livro impresso. Que o livro vai ganhar outras formas, a partir da Internet e da associação da Internet com a TV, isso já sabemos. E isso será mais rápido do que imaginamos. O perigo não vem da tecnologia, vem do tipo de mentalidade que estamos formando e da política educacional que temos levado adiante.


Vi tudo na Rede Globo, no meio da novela "A Favorita". Ao invés de ter a grata surpresa de encontrar Patrícia Pillar e Ari Fontoura fazendo a impagável dupla Flora e Silveirinha, tive o desprazer de ver mais uma cena de apologia de apostilas como "solução para a educação nacional".


Esse tipo de "solução" vem de grupos de intelectuais que, no espectro político, se localizam bem mais à direita que ao centro. Eles possuem uma forte influência nos governos estaduais e no MEC.


Ao mesmo tempo em que atacam os cursos de pedagogia, considerando-os "ideológicos" ou "teóricos", esses grupos colocam a didática contra a política educacional. Ou seja, priorizam demais ações de âmbito pedagógico-didático para preencher todo o discurso de política educacional. Abrir espaço no âmbito da discussão em política educacional os levaria a ter de ouvir o tema da desvalorização do magistério no Brasil (uma discussão que também o MEC quer evitar, inventando o "piso salarial").


O resultado dessa estratégia é que querem antes vender apostila que qualquer outra coisa. No limite, todo o discurso ideológico deles contra a "ideologia marxista" e a "teorização" na formação do professor termina em um só objetivo: vender apostila. A idéia básica é entrar no campo editorial, transformando-o em lugar antes de reprodução que de criação. E como no Brasil a indústria do livro não sobreviveria sem o estudante e o professor, eles vão direto ao ponto: a escola. Caso quisessem ter uma rede própria de ensino apostilada, estariam em seu direito legítimo. Mas querem ludibriar a escola pública.


Eis a regra do grupo: ir direto ao prefeito de cada município e tirar dos cofres públicos o dinheiro. Desatento ao que pode ser uma boa educação, o prefeito cai fácil na conversa. Pensa "ganhar votos" ao dizer que fez no município "o que estava na novela". Seguir o que está "na jogada" é sempre "uma boa" para o político – é o que imagina a maioria.


A apostila é cópia, apenas um modo de burlar a lei que regulamenta a "cópia xerografada". Ela é apócrifa. Quando tem autor, esse autor é desconhecido do meio cultural. A apostila é fruto de algumas horas de trabalho de reprodução, não pertence ao mundo de anos de formação para a elaboração de um pensamento original, como o livro.


O conteúdo-livro vem do campo do escritor ou, no caso do livro para-didático ou acadêmico, do professor-escritor. No caso, o autor passa pela formação necessária de uma vida acadêmica que deveria ser exemplar. O autor da apostila passa pela capacidade de manipular bem a cópia. O livro faz o leitor e/ou estudante ter de raciocinar, pois ele tem um percurso próprio que vem da elaboração do autor, a apostila faz o leitor e ou estudante captar fórmulas prontas e induz o ensino baseado na memória – no limite, na "decoreba". A apostila sempre serviu antes ao treinamento que ao ensino. O livro sempre serviu à imaginação e à educação antes que à criação do jovem robozinho.


Sobre o avanço do sistema de apostilas sobre a escola pública estamos diante da evolução de um crime, e estamos quietos.


Paulo Ghiraldelli Jr., filósofo. - www.filosofia.pro.br e http://ghiraldelli.ning.com


(Divulgado por Paulo Guiraldelli Jr. – Enviado para “PBF” em 20/12/2008)

2 comentários:

  1. olá. queria deixar uma sugestão para o blog
    escute o trabalho deste pianista
    www.rodrigoandreiuk.com
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. http://sarauxyz.blogspot.com/2009/06/recado-defernanda-leitora-deste-blog.html

    OI FERNANDA!!seu recado foi anotado e postado!! volte sempre!! abração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...