domingo, 11 de janeiro de 2009

Israel: o cisma da alma - por Maurício Tragtenberg - MODOLINKAR - (clique aqui)

Sábado, 10 de Janeiro de 2009
Israel: o cisma da alma - por Maurício Tragtenberg

Não é necessário ser sionista – não o sou – para verificar que a que a ‘Operação Paz para a Galiléia’ que levou à invasão do Líbano por Sharon, fez eclodir uma crise de consciência que atingiu a sociedade civil em Israel levando 400.000 pessoas a protestarem publicamente contra essa invasão, assim como abalou o apoio incondicional que, até então, as comunidades judaicas fora de Israel manifestavam ao mesmo.

Um reflexo dessa crise de consciência é o surgimento de ‘Encontro’ em seu número dois, que se declara por ‘um sionismo progressista’ e no seu editorial no número um ‘pretende trazer ao judaísmo brasileiro um pólo de reflexão sobre si mesmo e seu papel ante os problemas do Oriente Médio e do Mundo’ (pág. 3).

Engloba em seu Comitê de Redação, Celso Gabarz, Francisco Moreno de Carvalho, J. Klintovitz, Dan I. Gedanken, Y. Talenberg e Isaac Akcelrud. Apresenta-se ao leitor no Brasil como ‘publicação mensal do Kibutz Artzi-Haschomer Hatzair’ (‘Encontro’ nº 1, pág. 43).

‘Encontro’, no seu primeiro número de dezembro de 1983, apresenta entre outras coisas, uma crítica ao trabalhismo bicéfalo e à oposição acéfala através de uma carta ao deputado Gad Iacovi, ‘Carta aberta a Peres e Rabi’, publicada no matutino ‘Davar’, que, entre outras coisas, critica, no Estado de Israel, ‘a destruição das normas democráticas e sociais e o desrespeito dos governantes pelos seus deveres ridicularizam as noções de responsabilidade, justiça, império da lei e soberania e democracia parlamentar. A responsabilidade coletiva do governo tornou-se um conceito arqueológico – continua – e a distância entre as declarações e os fatos aumenta a desconfiança do povo no sistema democrático, valores de verdade e de responsabilidade sociais’. Linguagem incomum por esses arraiais.(...)

* Publicado in: Folha de S. Paulo, 02.04.1984.
** Maurício Tragtenberg é professor do Departamento de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autor de vários livros.

LEIA NA ÍNTEGRA EM : http://mauricio-tragtenberg.blogspot.com/2009/01/israel-o-cisma-da-alma-por-maurcio.html

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...