sábado, 10 de janeiro de 2009

"A GUERRA" - "A POLÍTICA É UMA EXTENSÃO DA GUERRA" FOUCAULT

"A política é uma extensão da guerra" [Foucault]. Os períodos de paz são intervalos entre guerras e assim nasce a política. Um trabalho no plano abstrato, que une uma população em torno de algo em comum e permite a negociação entre-nações. Conquistado um território e isso significa ocupação humana, ele deve ser defendido e quem o faz são os homens que compartilham regulamentações, investindo suas vidas para garantir a soberania territorial e o desenvolvimento de um ideário cultural.
Os períodos de paz estão repletos de exercícios preparatórios. Todos os jogos e esportes são de batalha. Ao mesmo tempo é a preparação física e o fortalecimento dos laços de irmandande. Mas a união só é possível num plano combinatório. As crenças fundamentais que sustentam a realidade devem ser compartilhadas e as diferenças nunca podem ser estabelecidas nesse plano, senão, não existe possibilidade de conversa. Daí provém o politicamente correto (como repetir o senso comum, as diretrizes ideárias de comportamento coletivo).
Nenhum período é tão rico em desenvolvimento tecnológico quanto o estado de guerra. Claro que não pela destruição que produzem, mas pelos grandes avanços necessários que se envolvem numa disputa acirrada, contra um inimigo à altura. Além de seu caráter afirmativo de dominação, de criação de tecnologia, de detenção de novos recursos naturais, a guerra induz ao chacoalhar de um povo que reafirma suas crenças e elimina as discórdias, ao mesmo tempo em que alimenta a economia na produção durante e pós-guerra.(...)

LEIA NA ÍNTEGRA EM: http://dezmilplatos.blogspot.com/2007/09/guerra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...