quarta-feira, 1 de julho de 2015

GRÉCIA - VIVA SYRIZA


do blog de Celso Lungaretti
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2015/06/viva-zyriza.html






Syriza :"Vamos dar um sonoro não contra a abolição da democracia"
 
http://www.infogrecia.net/2015/06/syriza-vamos-dar-um-sonoro-nao-contra-a-abolicao-da-democracia/

 SYRIZA (da Wikipédia)

A Coligação da Esquerda Radical (em grego: Συνασπισμός Ριζοσπαστικής Αριστεράς, Synaspismós Rizospastikís Aristerás, abreviado SYRIZA) é um partido político de esquerda da Grécia. Foi fundado em 2004 como uma aliança eleitoral de 13 partidos e organizações de esquerda, sendo a componente principal o partido Synaspismós (SYN - Coligação de Movimentos de Esquerda e Ecológicos; em grego Συνασπισμός της Αριστεράς των Κινημάτων και της Οικολογίας, Synaspismos tis Aristerás tu Kinīmátōn kai tis Oikologías). Em maio de 2012, o SYRIZA apresentou-se como um único partido.
Após a vitória eleitoral em janeiro de 20152 o líder do SYRIZA, Alexis Tsipras, foi empossado como primeiro-ministro para dirigir o novo governo da Grécia - o Governo Tsipras. Realizou-se assim um governo de coalizão com o partido nacionalista conservador, Gregos Independentes.
O SYRIZA defende o aumento dos impostos para os contribuintes com mais rendimentos, o adiamento ou anulação dos pagamentos da dívida, cortes nos gastos da defesa e um aumento do salário mínimo e das pensões. Tsipras, um dos mais novos líderes políticos gregos, defende uma frente ampla antiausteridade3 , inclusive com partidos de extrema-direita, como o Gregos Independentes, e a Nova Democracia, que teve um dirigente indicado para a presidência grega pelo SYRIZA. Yiannis Bournous, dirigente do SYRIZA assim justificou tal indicação:
"Houve vários fatores que tivemos de considerar antes de tomar a decisão sobre quem nomear. Não nos podemos esquecer que o Syriza não obteve a maioria absoluta, que tem um parceiro de coligação e sobretudo que vivemos um período histórico, não apenas para a Grécia mas para o conjunto da Europa. Isso significa que precisamos de criar a mais ampla unidade em promover uma alternativa contra a austeridade. Foram essas as principais razões para a escolha de Prokopis Pavlopoulos para a presidência da República.(...)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coliga%C3%A7%C3%A3o_da_Esquerda_Radical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...