http://hotelmagazine.dk/articles/asger-jorn/
Jackson Pollock: The She-Wolf, 1943
Asger Jorn: Dead Drunk Danes, 1960
http://jornpollockeng.louisiana.dk/
Karel Appel
Karel Appel
Conversa informal de Adorno e Horkheimer sobre a indústria cultural
http://www.filosofiahoje.com/2013_05_01_archive.html
LEIA MAIS EM :
http://www.periodicos.unifra.br/index.php/thaumazein/article/viewFile/204/pdf
Adorno e a dimensão social da Arte
Wisley
Francisco Aguiar
Resumo:
Neste trabalho, procuro enfatizar a perspectiva dada por Adorno
(1903-1969) com relação à arte, considerando-a como forma de
conhecimento e, conseqüentemente, de crítica social. Mas se pode
considerar toda forma de expressão artística como sendo arte
libertadora? O filósofo coloca um impasse com relação ao material
artístico. Nem tudo pode ser considerado arte “autêntica”.
Existe um tipo de arte que serve aos interesses do capital,
neutralizando qualquer perspectiva de cognição. A arte com vistas
ao entretenimento não pode desempenhar o papel de emancipação do
sujeito, uma vez que seu objetivo é ser “comercializável”.
Assim, a arte só pode ser abarcada numa dimensão social quando está
vinculada à crítica e à filosofia, para resistir ao processo de
dominação que usurpa sua autonomia.
Palavras-chave:
Arte, Dimensão Social, Cognição, Indústria Cultural
Abstract:
I try to emphasize the perspective given by Adorno (1903-1969)
regarding Art, considering it as a way of knowledge and,
consequently, of social criticism. Is that possible to consider all
kinds of artistic expression as redeemer Art? The philosopher
proposes an impasse regarding the artistic material. Not everything
can be considered as “authentic’ Art. That kind of Art obeys the
capital interests, neutralizing any cognition perspective. Art as a
way of entertainment is not able to play the role of the subject’s
emancipation, since its objective (the one of the Art) is a
“marketable” one. Thus, art can only be approached on a social
dimension when it is entailed to criticism and philosophy to resist
to the domination process that encroaches upon its autonomy.
Keywords:
Art, Social Dimension, Cognition, Cultural Industry
LEIA MAIS EM : http://www.urutagua.uem.br/015/15aguiar.htm
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