quarta-feira, 1 de julho de 2015

ADORNO E A ARTE


 http://hotelmagazine.dk/articles/asger-jorn/

 Jackson Pollock: The She-Wolf, 1943

 Asger Jorn: Dead Drunk Danes, 1960
 http://jornpollockeng.louisiana.dk/

 Karel Appel


Karel Appel








Conversa informal de Adorno e Horkheimer sobre a indústria cultural
 http://www.filosofiahoje.com/2013_05_01_archive.html


LEIA MAIS EM : 
http://www.periodicos.unifra.br/index.php/thaumazein/article/viewFile/204/pdf

Adorno e a dimensão social da Arte


Wisley Francisco Aguiar



Resumo: Neste trabalho, procuro enfatizar a perspectiva dada por Adorno (1903-1969) com relação à arte, considerando-a como forma de conhecimento e, conseqüentemente, de crítica social. Mas se pode considerar toda forma de expressão artística como sendo arte libertadora? O filósofo coloca um impasse com relação ao material artístico. Nem tudo pode ser considerado arte “autêntica”. Existe um tipo de arte que serve aos interesses do capital, neutralizando qualquer perspectiva de cognição. A arte com vistas ao entretenimento não pode desempenhar o papel de emancipação do sujeito, uma vez que seu objetivo é ser “comercializável”. Assim, a arte só pode ser abarcada numa dimensão social quando está vinculada à crítica e à filosofia, para resistir ao processo de dominação que usurpa sua autonomia.
Palavras-chave: Arte, Dimensão Social, Cognição, Indústria Cultural
Abstract: I try to emphasize the perspective given by Adorno (1903-1969) regarding Art, considering it as a way of knowledge and, consequently, of social criticism. Is that possible to consider all kinds of artistic expression as redeemer Art? The philosopher proposes an impasse regarding the artistic material. Not everything can be considered as “authentic’ Art. That kind of Art obeys the capital interests, neutralizing any cognition perspective. Art as a way of entertainment is not able to play the role of the subject’s emancipation, since its objective (the one of the Art) is a “marketable” one. Thus, art can only be approached on a social dimension when it is entailed to criticism and philosophy to resist to the domination process that encroaches upon its autonomy.
Keywords: Art, Social Dimension, Cognition, Cultural Industry



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