domingo, 1 de agosto de 2010

Boletim eletrônico PROSCIENTIAE - nº111 - Julho de 2010 (clique aqui para ler)

http://abradic.com/proscientiae/

Boletim eletrônico do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA/USP, é parte do
Projeto Integrado de Pesquisa em Treinamento de Divulgação Científica - PTDC/CNPq
e vinculado à Associação Brasileira de Divulgação Científica - ABRADIC
São Paulo, Brasil - Ano 10 - nº111 - Julho de 2010

Nesta edição

SBPC-NJR/ABRADIC-SALDO POSITIVO
Glória Kreinz

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI:
Poeta do Orkut - Marcelo Roque - ASAS DE FOGO

ALUNOS DA UNESP DE BAURU SE PREPARAM PARA MAIS UMA COMPETIÇÃO
João Paulo O. Freitas


OS SUPER-HERÓIS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA 62ª SBPC
Osmir Nunes

O USO DA IMAGEM NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: Os Cientistas
João Garcia

BLOGOSFERA NJR

SARAU PARA TODOS -(Série Pavan de Vídeos/Poemas de Divulgação Científica)



ACESSE O NOVO PORTAL DA ABRADIC

http://www.abradic.com/


SBPC-NJR/ABRADIC-SALDO POSITIVO
Glória Kreinz


A SBPC 2010 terminou e o saldo é positivo em todos os sentidos. O espetáculo foi lindo, os trabalhos apresentados foram sucessos, e creio que onde estejam Crodowaldo Pavan e José Reis sintam que não sonharam em vão. Contribuímos, no que pudemos, para isso, não paramos nossos trabalhos, e estivemos com nossos companheiros o tempo todo.

Rute Gonçalves de Andrade citou o NJR/USP, e a ABRADIC na homenagem que fez ao prof. Aziz Ab'Saber, pois tivemos a honra de ter conosco, em várias das conferências que o prof. Aziz proferiu no NJR, a presença da pesquisadora, da diretoria da SBPC. Nosso trabalho é reconhecido porque se impõe pela qualidade entre divulgadores científicos atuantes. Nossos projetos procuram o melhor em nível nacional, não ficando fechados apenas no acadêmico e circunstancial.

Douglas Shimidt se encarregou do lançamento de nossos livros, Ciência Amor e Poesia, Glória Kreinz, Marcelo Roque, volume 3, coleção ABRADIC, Temas da Ciência Contemporânea, que agora será lançado também em São Paulo, na Bienal do Livro. A divulgação Científica se faz presente, em um livro que homenageia Crodovaldo Pavan, com poesias como ele gostava, pois fazia parte da Academia Paulista de Letras.

É como acadêmico e recebendo o Papa que aparece em foto do Encarte Especial da Revista Ciência & Cultura, em sua homenagem, entre outras fotos. Este encarte foi distribuído na SBPC e tem artigo escrito por mim e por Osmir Nunes, presidente da ABRADIC, em homenagem ao Mestre que esteve por anos conosco, o que ninguém pode negar.

Sua última entrevista pública para o usp online, de 28 de fevereiro de 2009, um mês e alguns dias antes de morrer em 3 de abril do mesmo ano, foi em minha companhia e do presidente da ABRADIC, com fotos no Acervo José Reis, publicadas pelo usp online.

Sempre falamos com respeito e saudades de nosso companheiro de 12 livros, Crodowaldo Pavan. Ele está fazendo falta, mas deixou continuidade. Agradecemos o prof. Caetano Ernesto Plastino, representando o espírito da SBPC em nós. Crodowaldo Pavan sempre o admirou demais. Então a SBPC foi um sucesso. Parabéns congressistas. Vida longa.

http://pavanbrasil.blogspot.com/
http://stoa.usp.br/gkdivulga/weblog/

http://www.blogdonjr.wordpress.com/

http://www.abradic.com
SÉRIE DE VÍDEOS PAVAN DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
http://www.youtube.com/watch?v=ox-gRlLn38E
http://www.youtube.com/watch?v=R3HaITTvFxs
http://www.youtube.com/watch?v=L8nLbkWhgRE


Século XXI
POETA DO ORKUT: ASAS DE FOGO
Marcelo Roque
Leia mais no Clipe Ciência

ASAS DE FOGO

Este mesmo sol que me aquece o corpo...
aquece também meus sonhos
Fazendo-me alçar voos...
com minhas asas de fogo
Cruzando montanhas...
e mares impossíveis
Rumando ao encontro do azul
que quase não há
Dum azul perdido no tempo...
entre as sombras...
de um antigo olhar
Solar impulse é o nome de um projeto lançado em 2003 por cientistasfranco-suiços capitaneado por Bertrand Piccard cujo objetivo é provar que é possível voar ao redor do mundo, usando fontes de energia renováveis E neste último dia 07 de julho de 2010, na base aérea de Payerne, Suíça, o avião iniciou uma viagem de 24 horas, sendo impulsionado unicamente, por energia solar
Marcelo Roque



Leia mais no link abaixo :
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/marceloroque

http://www.blogdonjr.wordpress.com/

http://marceloroque.blogspot.com/

Marcelo Roque

Vagas abertas para o segundo semestre de 2010
http://www.abradic.com/curso


ALUNOS DA UNESP DE BAURU SE PREPARAM PARA MAIS UMA COMPETIÇÃO

João Paulo O. Freitas
Outubro é mês de competição para diversas universidades do Brasil e também do mundo. Em São José dos Campos, interior de São Paulo, a Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, SAE, desenvolve o Aerodesign 2010. Durante o ano, as equipes participantes projetam aviões radiocontrolados capazes de levar cargas. A competição é dividida em 3 classes, Micro, Regular e Open, que se diferenciam, basicamente, pelo tamanho que varia em média de 1 a 5 metros de envergadura.

Protótipo da equipe FEB Micro desenvolvido em CAD por João Paulo O. Freitas
Em Bauru, estudantes da Faculdade de Engennharia de Bauru (FEB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), se preparam para mais um ano competitivo, trabalhando nas 3 categorias. Os alunos de Engenharia e Design trabalharam durante as férias de julho para cumprir o prazo de entrega de relatório e realizar o primeiro vôo dos protótipos, analisados, primeiramente, por softwares muitos de engenharia, tais como o XFRL5, Excel, Solid Edge, Solid Works, Profili, entre ontros.

A FEB Micro começou a existir em 2009, com a entrada dos Calouros de Engenharia Mecânica no mesmo ano. A partir daí, os protótipos foram se inovando, tornando-se mais bem estruturados e altamente competitivos. No ano de 2009, a FEB Micro alcançou o quarto lugar na competição.

No mesmo ano, Bauru foi vice-campeã na classe Open. Em 2010 as equipes estão mais motivadas para alcançar a primeira colocação e competir nos Estados Unidos no início do ano que vem.

O diferencial da Unesp de Bauru está no trabalho em conjunto e também na aceitação de calouros nas equipes. As três equipes trabalham em uma mesma oficina, onde uma pode auxiliar a outra, facilitando a correção de problemas ou sugestões de projeto. Calouros são bem-vindos, onde podem trabalhar e aprender e no próximo ano, desenvolver novos projetos e auxiliar os novatos.

As equipes brasileiras têm mostrado competência frente às internacionais, como Índia, Venezuela e México, que participaram em 2009. Agora é torcer para que esse destaque mantenha-se visível, mostrando ao mundo que o Brasil tem mentes jovens, brilhantes e altamente capacitadas.

* FREITAS, J.P.O. – Estudante de Engenharia Mecânica – Unesp Bauru

CIÊNCIA, AMOR E POESIA
GLÓRIA KREINZ E MARCELO ROQUE
VOLUME 3 - ABRADIC
COLEÇÃO TEMAS DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA 2010
LANÇAMENTO EM SÃO PAULO NA BIENAL DO LIVRO
HOMENAGEM A CRODOWALDO PAVAN

OS SUPER-HERÓIS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA 62ª SBPC

Osmir Nunes
A festa da ciência aconteceu em Natal em grande estilo. Entre 25 a 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o tema “Ciências do Mar: herança para o futuro” ocorreu a 62ª Reunião Anual da SBPC. Além da grande quantidade de alunos das escolas da região, inclusive dos estados vizinhos, a população foi chegando e lotando espaços de discussão da ciência.
A curiosidade em ver o que os cientistas fazem, cria um transito muito especial entre a população e os cientistas. O ato de espiar, e a ciência é ótima para “voyer de conhecimento”, inspiram as pessoas a valorizarem a produção científica brasileira. Tanto as palestras como a exposição atraiu muitos “populares”. Esse é um dos grandes papeis das reuniões da SBPC. Crodowaldo Pavan adorava a idéia de se montar espaços expositivos e performáticos na SBPC, logo após o seu retorno ao Brasil, junto com José Reis. Em 1975, foram os primeiros a apoiar a idéia de montar um Circo no meio da universidade onde ocorria o acontecimento. Era para que as pessoas, alheias ao trabalho de pesquisadores, entrassem e compartilhassem das boas novas da ciência.
Por falar dos dois grandes ícones desses encontros, José Reis e Crodowaldo Pavan foram devidamente homenageados junto com Oscar Sala e Aziz Ab’Saber. Aziz, desses nomes, é o único vivo e muito participativo e crítico. Respondeu aos poderes políticos que está na hora de se colocar em prática um código da biodiversidade no lugar desse “negócio” que estão chamando de código florestal, em sua conferência, com um dos maiores públicos da reunião.
Lembrando José Reis, o CNPq fez circular o livreto dos trinta prêmios José Reis de Divulgação Científica e, na abertura da reunião, entregou ao neurocientista Roberto Lent o 30º prêmio dessa honraria.

Crodowaldo Pavan foi lembrado em encarte especial do número da Revista Ciência e Cultura, também lançado na abertura da 62ª Reunião da SBPC.
Aziz Ab’Saber homenageado na abertura desta SBPC em discurso emocionado da integrante da Diretoria da SBPC, Rute Gonçalves de Andrade com muita emoção lembrou que o espaço de atuação de Aziz, além do IEA, para fazer divulgação científica, é o Núcleo José Reis de Divulgação Científica, honrando o amigo Pavan que lá permanecia, todas as tardes. E assim todos fomos lembrados, porque atuamos sincronizados com o Projeto José Reis e Pavan. Não estamos aqui por acaso. Já temos muitos anos de aprendizagem com os Mestres.

Uso da imagem na divulgação científica: "Os Cientistas" por João Garcia
http://www.blogdonjr.wordpress.com/

OS CIENTISTAS João Garcia
http://www.abradic.com/

Expediente
O boletim eletrônico Pro-Scientiæ é produto do Projeto de Pesquisa em Treinamento de Divulgação Científica (PTDC),
de autoria da Profª Dra. Glória Kreinz.
Endereço para correspondência: Av. Prof. Lúcio M. Rodrigues, 443, Bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, CEP 05508-900, São Paulo - SP. Tel.: (11) 3091-4021 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3091-4021      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3091-4021      end_of_the_skype_highlighting ou (11) 9185-8655.

Universidade de São Paulo: Reitor: Prof Dr.Jõao Grandino Rodas
Escola de Comunicações e Artes: Diretor: Prof. Dr. Mauro Wilton de Sousa

Conselho Editorial: José Arbex Jr. (NJR-ECA/USP), Maria Julieta S. Ormastroni (UNESCO/IBECC), Marcia M. Rebouças (Instituto Biológico), Caetano Ernesto Plastino (Depto. de Filosofia da FFLCH/USP), Maurício Tuffani (UNESP).

Supervisão Editorial: Profª Dra. Glória Kreinz
Supervisão Técnica: Osmir J. Nunes
Coordenadora de Pesquisa: Profª Dra. Glória Kreinz
Comissão Editorial: Mauro Celso Destásio, Renato Pignatari e Marcelo Afonso
Editor: Yuri Gonzaga
Edição final: Everton Magalhães V. Santos.
Layout original: Marcelo Afonso.
Banner do NJR/ECA/USP: Nadia Gal Stabile - Blog Sarau para Todos
Colaboração especial: João Garcia, Fabiana R. Barbosa, Raquel Nunes, Ricardo Gandara Crede, José Medeiros da Silva, Danilo Bueno e Eduardo Lucrécio.
E-mail para contatos: abradic@abradic.com


Bookmark and Share

Um comentário:

  1. EQUIPE BOA É ISSO...BEIJOS MINHA DIVULGADORA DE PLANTÃO, NADIA GAL STABILE...JOSÉ REIS E PAVAN FELIZES, QUE CONTINUAMOS O TRABALHO DELES...AINDA BEM QUE SERVIÇO NÃO FALTA...JUNTOS DE MÃOS DADAS...BEIJOS, PARCEIRA...E LÁ VAMOS NÓS...BEIJOS...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...