sábado, 11 de julho de 2009

Expectativa é de 12 mil pessoas para SBPC(Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em Manaus

10 de julho de 2009

Fonte: Assessoria

MANAUS - O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, anunciou, durante entrevista coletiva, que são esperadas 12 mil pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes e público em geral para participarem da 61ª Reunião Anual da SBPC. O evento científico será aberto ao público às 19 horas de domingo (12), no Largo de São Sebastião e encerra no dia 17.

Raupp afirmou que as reuniões anuais da SBPC são fundamentais para o desenvolvimento social brasileiro e para o entendimento do uso racional da ciência e da tecnologia. Ele afirmou ainda que para promover um evento desse porte na Amazônia é necessário ter um cuidado especial com a realidade da região.

- Se nós não tivermos um cuidado racional em termo de lógica e medições, não adianta. É preciso a realização de mais reuniões regionais preparatórias, explicou Raupp.

Evento

A SBPC oferecerá cerca de 160 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho e encontros, além de uma exposição que contará com 2.290 pôsteres científicos de 50 universidades e fundações de pesquisas de 20 Estados do país.

Em sua 61ª edição da reunião anual, a SBPC conta com o apoio e coordenação da Sect-AM para a realização do SBPC Jovem que terá a participação de 3.500 jovens. (VB)

FONTE: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?pag=old&idN=88092

SBPC/2009: Simpósio discute a modernidade e o fim da Amazônia

09 de julho de 2009

Fonte: Portal Amazônia

MANAUS - Porque a catástrofe anunciada – as mudanças climáticas globais – não têm estimulado os governos, as empresas e a sociedade civil a enfrentar o desafio de transformar a sociedade humana global em uma sociedade sustentável?

E ainda: quais são as mudanças socioeconômicas e pessoais essenciais para alcançar a sustentabilidade?

Estas e outras questões serão debatidas durante o simpósio ‘A modernidade e o fim da Amazônia’, que acontece na próxima sexta-feira, 17, durante a 61ª Reunião Anual da SBPC.

O simpósio, realizado no horário de 15h30 às 18h, na Faculdade de Educação da Ufam, Auditório Rio Jatapú, será coordenado pelo pesquisador Charles Clement, do Inpa, com a participação dos cientistas Philip Fearnside, INPA, Marilene Corrêa, reitora da UEA, e Alexandre Rivas, da UFAM.

O encontro será dividido em três momentos de reflexão: as ciências das mudanças climáticas; o atual sistema econômico; e a sociedade frente ao sistema político-econômico.

Mudanças Climáticas

As ciências das mudanças climáticas em andamento, bem como os modelos que ajudam a comunidade científica explorar o futuro dessas mudanças, serão apresentadas pelo doutor Philip Fearnside, ecólogo, pesquisador do Inpa e membro do IPCC. (...)

Leia mais em : http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?pag=old&idN=87977

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...