segunda-feira, 27 de julho de 2009

EU SOU UM PINCEL...















QUAL É SEU INSTRUMENTO?

duplos sentidos...instrumentos, ferramentas, equipamentos...
por exemplo ferramentas...existem hoje as virtuais!...
instrumentos podem ser,os musicais, os de artesãos,
ou os de cirurgiões!...equipamentos então!
nossa...hoje muitos tem equipamentos de topo!
mas geralmente não conseguem usá-los em sua total capacidade,
tanto técnica, quanto "estética"...
por exemplo,como fazer um vídeo com uma câmera de celular?
muitos até tentam...esforçam-se...sem nem conhecerem a base da linguagem cinematográfica...geralmente nos provocam enjôos marítimos!
fruir esteticamente um instrumento, um equipamento,
tem tudo a ver com o usufruir exaustivamente...
Hermeto Pascoal é um artista que vai fundo,inventa instrumentos...ou indo além...
ele transforma tudo o que toca, em instrumentos musicais!
ele enxerga a sua arte em tudo. o grupo barbatuques é outra raridade,
transforma o corpo em instrumento musical! inventar funções para tudo
o que nos cerca e para nós mesmos,é genial! mas se eu fosse meu pai diria agora
duas coisas, diria que no brasil as pessoas não sabem nem como é fabricado o papel higiênico! e que portanto como estes equipamentos digitais são fabricados,estaria além da imaginação de nosso povo! outra coisa que meu pai diria é,se conhece um homem pelo instrumento que ele utiliza! ou usa!? utilizar é coisa antiga! hoje as pessoas consomem, usam e aí descartam! outra mentalidade a ser vencida pra que a sustentabilidade comece a ser entendida!
mas voltando a fruição das coisas! para um oriental que pinta letras,os ideogramas,a arte do sumi-è,o pincel,a tinta,o papel, são entendidos e sentidos pela pessoa que pinta,como algo além de instrumentos e materiais! eles chegam a ser extensões reais
do corpo e da alma de quem pinta! os orientais sempre com suas filosofias e hábitos totalmente diferentes de nós ocidentais! imaginem, o pincel sou eu... a câmera de celular sou eu... meu violão sou eu... meu blog sou eu...
e meu teclado do PC...sou eu!? ( quase sempre nos esquecemos da manutenção deste periférico, que lástima!)

Nadia Stabile - 27/07/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...