quarta-feira, 29 de julho de 2009

ALESSANDRO VILLAR,FÍSICO BRASILEIRO DESENVOLVE TESE NA ÁREA DE ÓTICA QUÂNTICA

Instituto Paulo Gontijo e Capes entregam I Prêmio PG Capes de física

Descoberta vencedora pode se destinar, no futuro, à elevação da segurança na comunicação entre pessoas, como em transações bancárias

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - O Instituto Paulo Gontijo – em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – promove nesta quarta-feira (22/07), a entrega do I Prêmio PG Capes de Física. A iniciativa que objetiva valorizar a melhor tese de doutorado aprovada nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, concederá o valor de R$ 15 mil ao doutorando Alessandro de Souza Villar por sua pesquisa intitulada “Emaranhamento Multicolor entre Feixes Intensos de Luz”.

Desenvolvida na área de ótica quântica, a tese baseia-se na produção de dois feixes de luz, por meio de um oscilador paramétrico ótico (OPO), a partir de um feixe de laser incidente. “Mostramos, pela primeira vez, que os dois feixes criados estão emaranhados, ou seja, suas intensidades são iguais e suas fases são opostas, apesar de indefinidas individualmente”, explica o autor do estudo, Alessandro Villar.

O estudo ainda prova a previsão teórica “de que não apenas os dois feixes produzidos pelo OPO estariam emaranhados, mas que o emaranhamento se estenderia ao feixe utilizado originalmente para bombear o sistema”.

Segundo Villar, essas descobertas podem se destinar, no futuro, à elevação da segurança na comunicação entre pessoas (como em transações bancárias) e no aumento da velocidade da resolução de problemas computacionais (como a fatoração de números, atualmente, empregada em criptografia), no chamado computador quântico.(...)


LEIA MAIS EM : http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=50909

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...