segunda-feira, 20 de julho de 2009

GLORIA KREINZ DIVULGA: O SARAU PARA TODOS, JACQUES DERRIDA E MARCELO ROQUE PELA DESCONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA CULTURAL.

VEJA MAIS:
www.eca.usp.br/njr
http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/clipeciencia/

Glória Kreinz

Toda comunicação democrática sai vencedora, quando conseguimos sobreviver em uma sociedade como esta em que vivemos. É difícil lutar por qualidade de vida melhor e direitos humanos, quando jogos de poder e terrorismo cultural, tão falados e temidos pelo filósofo da desconstrução Jacques Derrida, entram em cena em nossa sociedade de forma acintosa, usando de pretensa lógica, usando um destinatário fixo como valor.
É o que Jacques Derrida chama de morte do destinatário, acrescentando que o que vale para o destinatário vale também, “pelas mesmas razões, para o emissor, ou produtor”. O que Derrida coloca em questão é a autoridade do código e o poder da escritura, entendendo esta autoridade como “exercício da violência”, (Derrida:1973:63), mas que nem sempre alcança os efeitos esperados.
A comunicação, por exemplo, um dos elementos mais discutidos nos termos da globalização da cultura ocidental, é analisada criticamente, quando Derrida observa a relação comunicação/contexto, e mostra o perigo de cristalização do universo movente, se os fenômenos comunicacionais não forem considerados em suas constantes descontextualizações.
Um elemento, porém, permanece estável na discussão de Jacques Derrida, ou seja, a referência à cultura ocidental em relação a outras formas culturais, base de sua crítica desconstrutivista. O lugar do contexto se identifica com o lugar do logos, e este com a violência da palavra entendida como lei.
Os jogos de linguagem são entendidos como instrumentos de dominação no universo midiático. Resta então lutar, com todas nossas armas, inclusive no Blog Sarau para todos, contra os instrumentos de dominação. E isto fazemos, enquanto existirmos e resistirmos atuando em conjunto.
Eis Marcelo Roque, da equipe do NJR/ECA/USP , da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica da USP e deste Blog falando em resistência.

"REBENTAÇÃO"
Tentar calar um homem
e suas ideologias
com o uso da força,
é o mesmo que tentar represar um rio
com arame farpado


Marcelo Roque

3 comentários:

  1. NADIA, PARABÉNS PELA SUA ATUAÇÃO COMO MODERADORA DO SARAU...ADMIRAÇÃO E CARINHO...BOA TARDE...RSRS...DESCONTRUINDO SEMPRE, BEIJOS...

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA GLÓRIA!! agradeço por tudo o que tem feito por aqui!! e Celso pediu-me pra agradecer seu carinho pela postagem em homenagem a ele!! com o grande Garcia Lorca!! Glória,olhe, não me sionto moderadora de nada não!! nem gosto de pensar nisso!! acho que aqui todos fazem o que querem, ou eu adoraria que fosse assim!! é isso!!
    sou mesmo é a consertadora de coisas aqui!! vou consertando o que posso!! talvez exagere!! talvez esteja levando à sério demais meu papel de blogueira!! talvez precise de férias!! mas..."desempregados" não tem direito a férias, né? ABRAÇÃO E SUPER OBRIGADA!!! adorei o texto!! e a poesia de Marcelo....acho que já estava por aqui!! é estava sim!!! mas coisa boa é sempre bom repetir!! Nadia

    ResponderExcluir
  3. RSRS..."PARAFUSOS SOLTOS" COMO DIZ O QUERIDO E RESPEITADO JORNALISTA, AMIGO CELSO LUNGARETTI É O QUE TEMOS...FELIZMENTE...
    O POETA TINHA POSTADO A POESIA AQUI E NO RECANTO DAS LETRAS, COMO FAZ SEMPRE...RSRS...E ME DÁ O DIREITO DE DIVULGAR COMO EU QUEIRA...RSRS... DISSE POR ESCRITO...RSRS...ESTAMOS TODOS JUNTOS NESTA, ATÉ O YURI QUE EM 1997 TINHA SEIS[6] ANOS DE IDADE...RSRS...E AGORA ESTÁ FAMOSO PELAS FOTOS NOS GRANDES JORNAIS...RSRS...ADORO ESTE MUNDO DESCONTEXTUALIZADO...RSRS...BEIJOS...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...