quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

अस Trêस इर्मस दो Poeta


**********************************************************************************
É noite!as sombras correm nebulosas.
Vão três pálidas virgens silenciosas
Atravéss da procela irrequieta.
Rindo colar num beijo as bocas frias...
Na fronte cismadora do poeta-
**********************************************
"Saúde,meu irmão!Eu sou a Indiferença.
Sou eu quem te sepulta a ideia imensa,
Quem no teu nome a escuridão projeta...
Fui eu que te vesti do meu sudário...
Que vais fazer tão triste e solitário...?"

-"E lutarei!"_responde-lhe o poeta.
*********************************************
"Saúde, meu irmão!Eu sou a Fome.
Sou eu quem o teu negro pão consome...
O teu mísero pão,mísero atleta!
Hoje,amanhã,depois..{qui importa.?}
Virei sempre sentar-me á tua porta..."

-"Eu sofrerei"-responde_lhe o Poeta.
***************************************
"Saúde,meu irmão!Eu sou a morte.
Suspende em meio o hino augusto e forte.
Marquei-te fronte,mísero profeta!
Volve ao nada!não sentes neste enleio
Teu cântico gelar~se no meu seio?!"
-"cantarei no céu"-diz-lhe o poeta!
*****************************************
S.Paulo 25 de Agosto de 1868
*****************************************
CASTRO ALVES
******************************************

DO LIVRO ESPUMA FLUTUANTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...