sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A MINHA INFÂNCIA - ESCOLAS NOS PARQUES!! -"NADIA STABILE"

desde que nasci,até fazer 8 anos,
morei numa casa com grande quintal,
árvores, plantas de muitos tipos!
a mangueira minha amiga,teimava em não dar mangas!
mas mesmo assim sempre gostei dela,
talvez meus pais não soubessem tratá-la!
mas o quintal era a minha vida!
plantinhas picadinhas viravam sopinha para as bonecas,
tatus bolinhas foram confundidos com balinhas pela minha irmã no passado!
a terra era fundamental pra sopinha ficar no ponto!
um urinol velho de ágata,furado virava fonte pendurado na árvore!
e as peças de ferro fundido das máquinas que meu pai fabricava,
viravam laguinhos enferrujados maravilhosos pra fazerem meus barquinhos navegarem!
meu pai tinha sua pequena indústria mecânica do lado de casa,mas o quintal era comum!
aventuras dentro da mecânica...era outra coisa muito divertida!
eu não brincava na rua, mas aprontava mil coisas no quintal de terra com meus primos!

depois de mudar de lá, na segunda casa que morei quando tinha quase 10 anos,
não me conformava com a falta de terra e das plantas! até tínhamos um quintal meio grande! mas revestido com cerâmica e só tínhamos uns canteiros!
mas na esquina da rua havia uma pracinha ainda não ajardinada,
ia até lá e apanhava saibro,um tipo de barro argiloso,
fazia cabeças de fantoches, depois fazia a roupinha e então encenava peças para as amigas na garagem da vizinha!
hoje, sinto muita falta da terra! das plantas, e sei que foram elas que me fizeram uma criança feliz e saudável!
na pré escola o que mais marcou foram as idas aos jardins da escola, onde levávamos um regadorzinho pra aguar as plantas!

escrevi isto pra dizer que crianças e natureza não podem nunca se separar!
as crianças precisam da natureza! só a natureza pode libertar a alma das crianças!
concordo totalmente com o Beto Samú (colagem de postagem anterior) e com Thoreau!!
talvez se os governos resolvessem construir menos prédios...
fazer mais parques....e as aulas fossem dadas nos parques!!!
quem sabe fosse uma grande saída pra nossa educação tão ruim!
ESCOLAS NOS PARQUES!

Nadia Stabile - 06/02/09 (DO OUTRO BLOG)

FONTE : http://edudemocraticaciber.blogspot.com/

5 comentários:

  1. que massa..minha infacia teve muito disso que vc falou :D principalment ena casa d aminha vó..que ficava na zona rural e tal :D muito massa..criança e antureza combinam muito :) muito legal mesmo..ahco que minha infâmcia..foi um pouco menso em contato assim comot u descreveu com a natureza...mas teve algumas semelahnças..ahco que aproveitie bastante..de toda forma :D é isso ae..você já escreveu muitas coisas sobre tua infancia??? :) um abraço

    ResponderExcluir
  2. AAA!! a infância!!! em 1987 fiz um curso de folclore no Museu do Folclore aqui no Ibirapuera!! aí a folclorista ,Professora Julieta de Andrade,que é pesquisadora mesmo!! tem vários livros!! até coloquei falei de um deles aqui noutro dia!
    ela propos que os alunos fizessem um relatório,ou uma biografia foclórica!! essas coisas que fazíamos muito na infância!! brincadeiras de roda e de todos os tipos!! e também ditados populares! simpatias...essas pra Santo Antonio!! e tudo o que fossse folclore nas nosssas vidas!! lógico que a fase da infância ganhou!! atualmente é mais difícil as crianças terem essa vivência folclórica!! mas ainda assim....deve existir!!

    ResponderExcluir
  3. os alunos de lá surpreenderam-se!! porque mesmo sendo da zona urbana....ainda assim há muito folclore em nossas vidas!!
    e pra quem não se toca do que seja isso!! é aquela cultura que todos possuem...que aprendemos sem precisar ir na escola!! e que abarcam uma cidade inteira ou um país!! cada região transforma essa cultura de acordo com sua vivência!! nunca é igualzinho!! por exemplo as coisas da região norte...ou mesmo entre bairros de uma mesma cidade!! mas é algo que muitos conhecem e praticam, que vai passando de pai pra filho!
    de vizinho pra vizinho, de primo pra primo!! e assim vai!! é a nosssa raiz cultural!! muito importante! é a nossa identidade de povo!! nos países do velho mundo isto é chamado de tradição cultural, mas nos paises do novo mundo isto e folclore! abração

    ResponderExcluir
  4. ...com a "evolução" da nossa sociedade,o capitalismo trouxe o individualismo! e a institucionalização de tudo! o carnaval que era uma de nossas grandes manifestações culturais espontâneas,e portanto FOLCLORE!!
    virou uma instituição lucrativa e hiper capitalista! então,a gente vê que o tal do individualismo que este regime causou-nos...hoje parece estar sendo repensado por muita gente que sabe que a exploração capitalista no mundo só nos levou a uma grande destruição do planeta e de nosssa humanidade! a espontaneidade do folclore...assim como ocorre na nossa língua!!... a língua e nossas raizes culturais são vivas! o fenômeno que anda ocorrendo aqui na web e que muitos professores equivocados criticam!! a coisa do jovem reinventar a nossa língua!! usar abreviações telegráficas (como dizem eles!) isto é sinal de que a espontaneidade das pessoas, por mais que seja massacrada pelo capital, ainda assim persiste em se renovar!! e este tal de individualismo idiota....tenderá a desaparecer, graças às crises que talvez ainda sejam mais brutais do que as de atualmente! as crises quase sempre trazem muitas transformações extraordinárias!! muitas coisas terão de ser abandonadas!! e espero seja esta mentalidade individualista a primeira!!! até!! agradeço o papo!!

    ResponderExcluir
  5. legalk isso de folclore..nunc atinha ouvido falar sobre...legal a ideia..resgastar..essas coisas.. :) verdade..epseor que a smudnaças aconteçam tb :) to torcendo..tb ahco um lixo as coisas espontaneas..snedo trnasformadas..em mero produto..perde..toda a graça..e beleza... :) um abração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...