sábado, 28 de fevereiro de 2009

Brasil: Arte contemporânea africana terá centro de referência em São Paulo

São Paulo, Brasil, 03 Fev (Lusa) -- A arte contemporânea africana passará a ter um centro de referência no Brasil, com a abertura de uma galeria em São Paulo, informou hoje um responsável pelo projecto.


Alexandre Silva, coordenador do centro, disse à agência Lusa que a Soso Arte Contemporânea Africana, cuja abertura está marcada para quinta-feira, foi inspirada numa galeria de mesmo nome de Luanda.

"Vamos trabalhar de forma independente com a galeria Soso de Angola, mas mantendo uma estreita relação, com o objectivo de ser um ponto de referência da arte contemporânea africana no Brasil", disse.

"Queremos apresentar - explicou - os trabalhos de artistas africanos e contribuir para a inserção no mercado de arte do Brasil".

Segundo o coordenador, a galeria Soso de Luanda, com apoio da Fundação Sindika Dokolo, foi inspirada no pavilhão africano da Bienal de Veneza, em 2007.

"A ideia de abrir uma galeria surgiu da constatação de que existem muitos artistas contemporâneos africanos espalhados pelo mundo, mas sem um centro de referência em África", assinalou.

A Soso de São Paulo será aberta com a apresentação de fotografias, vídeos e instalações dos artistas angolanos Cláudia Veiga, Ihosvanny, Kiluanji e Yonamine, entre os dias 06 de Fevereiro e 21 de Março.

Nascida em Luanda em 1978, a fotógrafa Cláudia Veiga formou-se em Portugal em Arquitectura e em Fotojornalismo, sendo actualmente coordenadora da Fundação Sindika Dokolo.

Filho de pais cubanos, Ihosvanny já participou de várias colectivas, com destaque para a Trienal de Luanda em 2007 e Bienal de Veneza no mesmo ano.

Nascido em Luanda em 1979, Kiluanji dedica-se ao teatro, música e fotografia, com destaque para cenas urbanas de Luanda.

Yonamine, nascido em Luanda em 1975, com passagens pela República Democrática do Congo, Brasil e Reino Unido, diversifica a sua actividade pela pintura, desenho, gravura, fotografia, vídeo e instalação.

MAN.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2009-02-03 13:50:04

FONTE : http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=385870&visual=26&tema=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...