domingo, 8 de fevereiro de 2009

A PRIMEIRA POESIA E FAMÍLIA - "NADIA STABILE"

...é na família que conhecemos a linguagem poética!
lá no bercinho já ouvia minha mãe a cantar as cantigas!
"boi,boi,boi da cara preta, pega esta menina que tem medo de careta!"
"dorme em paz, meu amor, meu filhinho encantador..."
ou ""palmínha zezé,pra quando o papai vier",
ou " ciranda cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar"...
ou " passa,passa três vezes, o último que ficar,tem mulher e filhos que não pode sustentar!"...

essas cantigas tão cheias de poesia e de realidade,que estão rotineiramente na vida das crianças,passadas de pais para filhos, de avós para netos, de primos para primas,
de vizinhos para vizinhas,são fundamentais e nos mostram que muitas coisas não se aprendem nas escolas!

nossas vivências com a família, com as crianças da vizinhança, são insubstituíveis!
assim como muitas experiências ruins que temos na família, marcam-nos para o resto de nossas vidas!... a falta de diálogo das famílias de minha geração era algo desumano! como diz aquela frase :"não adianta tapar sol com peneira" ,frase que também não aprendemos na escola!...assim como não aprendemos na escola e nem em casa que o diálogo, cara a cara, olho no olho, é a maior forma de humanidade que podemos ter com as crianças e os adolescentes!

jogar as sujeiras em baixo dos tapetes e aí nunca os levantar e dizer!!" olhe!!! olhe que coisa horrível fizemos!!" a falta de auto - crítica dos pais e a falta da troca...amar é trocar! há pais que não aceitam o carinho, o amor dos filhos,
isto para mim é o maior dos egoísmos! é passar atestado de incapacidade para as crianças! deixar as crianças expressarem-se sem tanto egoísmo, orgulho e insegurança !! é , os pais geralmente são inseguros, ou eram muito mais!! queriam dar sempre a impressão de que eram super homens e super mulheres! parece que com toda esta bagunça familiar que acontece hoje ,esta mentalidade caiu por terra!

Nadia Stabile - 08/02/09

2 comentários:

  1. Ola sou de Salvador e tenho um projeto de Antologias ,meus avós são Italianos mas já faleceram ,gostaria de conhece-la melhor.
    Meu perfil no orkut é Antologia Alma Brasileira ,faça busca co,meu nome.
    Deus te abençõe

    Sandra Stabile

    ResponderExcluir
  2. Ola sou de Salvador e tenho um projeto de Antologias ,meus avós são Italianos mas já faleceram ,gostaria de conhece-la melhor.
    Meu perfil no orkut é Antologia Alma Brasileira ,faça busca co,meu nome.
    Deus te abençõe

    Sandra Stabile

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...