sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

अ वोलता दा PRIMAVERA


*******************************************************************************
********************
AI!não maldigas minha fronte pálida
E o peito gasto ao referver de amores.
Vegetam louros-na caveira esquálida
E a sepultura se reveste em flores...
**************************************
Bem sei que um dia o vendaval da sorte
Do mar lançou-me gelada areia.
Serei...que importa?D.Juan da morte
Da-me o teu seio-e tu serás Haidéia!
****************************************
Pousa esta mão-nos meus cabelos úmidos!...
Ensina á brisa ondulações suave!
Dá-me um abrigo nos teus seios túmidos
Fala!...que eu ouço o pipilar das aves
************************************
Já viste ás vezes,quando o sol de maio
Inunda o vale,o matagal ea veiga?
Murmura a relva:"Que suave raio!"
Responde o ramo:"Como luz é meiga!:
*******************************************
E,ao doce influxo do clarão do dia,
O junco exausto, que cedera á enchente,
Levanta a fronte na lagoa fria...
Mergulha a fronte na lagoa ardente...
************************************************
Se a natureza apaixonada acorda
Ao quente afago do celeste amante,
Diz!....Quando em fogo o teu olhar transborda.
Não vês minh'alma reviver ovante?
******************************************************
É que teu riso me penetra n'alma-
Como a harmonia de uma orquestra santa-
É que teu riso tanta dor acalma....
Tanta descrença!....Tanta angústia!...Tanta!
**************************************************
Que eu digo ao ver tua celeste fronte
"O céu consola toda dor que existe.
Deus fez a neve-para o negro monte!
Deus fez a virgem--para o bardo triste!"
********************************************************
CASTRO ALVES
ESPUMAS FLUTUANTES
RIO DE JANEIRO, JUNHO DE 1869

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...