quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"Outros Carnavais" e "Carmen Miranda era chapeleira"

"OUTROS CARNAVAIS"

Livraria de Centro de Compras mostra um pouco da vida e carreira de Carmen Miranda

A Livraria Cultura do Shopping Market Place promove o projeto Outros Carnavais, com mostra de cinema, exposição e oficina de chapéus em homenagem a Carmen Miranda ou Pequena Notável, como era conhecida.

Parte dos registros de seus filmes será exibida em 21 de fevereiro. Haverá também uma exposição de quatro modelos com as tendências de vestimentas que Carmen Miranda introduziu no Brasil. O público pode conferir ainda, às 17h, como produzir um chapéu bem ao estilo da cantora, a partir de uma base circular, utilizando diversos materiais, em que, ao fim do dia, as crianças podem desfilar pela loja com suas criações.

Programação dos Filmes
Uma Noite no Rio - 11h
Entre a Loura e a Morena - 15h
Serenata Tropical - 18h

FONTE: http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Passeios/Evento/Outros_Carnavais.aspx?id=48307

********************************************************************

"CARMEN MIRANDA ERA CHAPELEIRA"

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DIFÍCEIS

Maria do Carmo Miranda da Cunha - Carmen para seus familiares e depois para o mundo - nasceu em Marco de Canavezes, cidadezinha na região do Porto, a 9 de fevereiro de 1909, filha do barbeiro José Maria e da ex-tecelã Maria Emília.

Em 1919, já morando no Rio, os irmãos Olívia, Carmen, Mário, Cecília, Aurora e Oscar conseguiram vagas como alunos em um convento da Lapa, no centro da Cidade, o que aliviou bastante a situação financeira da família.

Em 1925, os Miranda da Cunha mudaram-se para uma casa maior na Praça 15, no Arco do Teles. Dona Maria Emília alugava cômodos e fornecia refeições para comerciários. Para ajudar no sustento da família Carmen trabalhou como chapeleira na tradicional Maison Marigny, confeccionando chapéus e turbantes. Estas habilidades seriam muito úteis no futuro, quando sua imagem pública foi montada. Foi sua a idéia das roupas extravagantes e dos turbantes/salada de frutas. (...)

*leia mais em :
http://www.lunaeamigos.com.br/cultura/carmenmiranda.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...